Professores e gestores da Rede Municipal recebem formação sobre desenvolvimento humano

Educação - Destaques

180 professores e gestores participam de capacitação, parte do programa O Desenvolvimento Socioafetivo, nesta quarta-feira

Aproximadamente 180 gestores e professores do Ensino Fundamental da Prefeitura de Várzea Paulista participam da formação com o tema “Parada do desenvolvimento”. As capacitações, com turmas distintas de manhã e à tarde, são conduzidas por um psicólogo parceiro da administração municipal. Os encontros fornecem orientações aos servidores sobre como identificar as diferentes fases de desenvolvimento dos alunos e auxiliar seu desenvolvimento, com a prática em sala de aula, além de identificar quando a criança não está tendo o desenvolvimento adequado para sua faixa etária.

Os encontros fazem parte do programa de formação continuada O Desenvolvimento Socioafetivo, promovido pela Unidade Gestora Municipal de Educação, em parceria com a EGDS (Escola de Governo e Desenvolvimento do Servidor), entre setembro e novembro. Além do primeiro subitem, das formações desta quarta-feira, há outros dois: Violência Doméstica e Responsabilidade Compartilhada. O objetivo é contemplar diferentes possibilidades e estratégias de atuação; e orientar os profissionais de educação no que diz respeito à prática na sala de aula.

Cada grupo receberá as três capacitações em datas diferentes, todas no salão da Paróquia. Os três temas, juntos, totalizam nove horas de formação, sempre no horário de HTPC (Horário de Trabalho Pedagógico Coletivo) dos profissionais.

557 docentes e gestores (diretores e coordenadores pedagógicos) no total, da Educação Infantil (creches e pré-escola) e Ensino Fundamental (Anos I a V) estão inscritos para as formações do programa.

Música na escola

Professores auxiliares de Educação Infantil, educadores infantis (ambos são agentes de políticas sociais) e professores de Educação Infantil participam, ao longo do mês de outubro, da formação Musicalização Infantil. O objetivo é levar os participantes à reflexão sobre os benefícios da musicalização na formação das crianças, bem como desenvolver atividades adaptadas para cada turma e faixa etária.

A carga horária de nove horas também será dividida em três capacitações, em datas diferentes, com os temas “A música e a emoção”, “A música clássica” e “Estilos musicais”.