Participantes do Clube da Melhor Idade curtem passeio no Dia das Pessoas Idosas

Destaques

100 varzinos da terceira idade aproveitam dia repleto de atividades de lazer, convivência e comida boa, em hotel fazenda da região

 

 

Aproximadamente 100 varzinos do Clube da Melhor Idade de Várzea Paulista comemoraram o Dia Internacional das Pessoas Idosas — 1º de outubro —, ao longo de todo o dia, no hotel fazenda Morada do Verde, em Campo Limpo Paulista. Os munícipes da terceira idade curtiram vários momentos de lazer como exercícios físicos, tirolesa e caprichadas refeições; e receberam palavras de incentivo de autoridades varzinas. O evento abriu a Semana Municipal da Pessoa Idosa de Várzea Paulista e permitiu bastante interação e diversão.

 

 

Na abertura oficial, o prefeito de Várzea Paulista, Juvenal Rossi, defendeu que ainda mais relevante que as políticas públicas voltadas à terceira idade é o convívio entre as pessoas da melhor idade. O gestor pediu que os munícipes idosos presentes sejam agentes multiplicadores não apenas do trabalho do Clube da Melhor Idade, mas também no auxílio a conhecidos idosos que estão solitários. Muitas vezes, há gente que não participa das ações desenvolvidas por falta de um convite mais carinhoso.

 

“Às vezes estamos tão acostumados a trabalhar e não sabemos como nos divertir de forma variada, após a aposentadoria. Esse Clube é uma ótima alternativa. Há pessoas por aí sem essa vivência e com depressão, tomando remédios sem necessidade”, apontou. “Sem a existência de mais pessoas para compartilhar a beleza deste evento, ela não teria o mesmo valor”, opinou.

 

O gestor também destacou a presença dos vereadores presentes: Juarez, Giba Moraes, Dr. Eliseu, Robertinho e Weslen Campos. O prestígio dessas autoridades evidência, na avaliação do prefeito, o reconhecimento da relevância dos trabalhos voltados às pessoas idosas. “Fico feliz hoje. Isso é o começo do trabalho que queremos tornar cada vez mais forte. É importante a presença dos vereadores, pois são as autoridades do futuro de nossa cidade. Contar com a aceitação deles mostra que reconhecem a importância desse trabalho. É preciso aumentá-lo cada vez mais”.

 

A administração municipal está totalmente disposta a permitir ao Clube da Melhor Idade um fortalecimento constante. “No que depender de nossa administração, todos os recursos possíveis serão destinados a ações como esta, para que esse trabalho seja cada vez mais estruturado e sempre cresça”, declarou.

 

A presidente do CMPI (Conselho Municipal da Pessoa Idosa), Dalva Azarias, mostrou-se grata a Deus pelo dom da vida e enalteceu a importância da data, por ser celebrada mundialmente. “Vamos lutar por mais benefícios e direitos e vamos usufruí-los. Vamos aproveitar, porque o dia é nosso”, declarou.

 

 

A gestora municipal de Desenvolvimento Social, Simone Bifani, bastante satisfeita com o evento, agradeceu a todos os envolvidos na iniciativa. ”Quero que aproveitem este dia e se divirtam. Obrigado a todos!”.

 

 

O vice-prefeito de Várzea Paulista, Rodolfo Braga, parabenizou todos e fez questão de agradecer às pessoas idosas presentes com quem já teve contato em sua carreira como professor, iniciada aos 19 anos de idade, por serem pais de alunos seus e o receberem até mesmo em suas casas. “Vocês fazem parte da história do município e também da minha história, por terem me acolhido”, afirmou.

 

Conselhos de vida

 

O gestor executivo de Saúde, Hudele Fabrício da Silva, apontou a importância da família para as pessoas idosas viverem com qualidade de vida. Também aproveitou a oportunidade para demonstrar a relevância do carinho e dedicação de sua avó para sua vida espiritual e até mesmo para satisfazer uma vontade infantil, usando uma porção de farinha de milho com leite e açúcar, algo bem mais barato do que os flocos de milho à venda. “Uma sociedade que desrespeita as pessoas idosas está fadada ao fracasso. O amor deve ser dado às pessoas do início ao fim de suas vidas”.

 

Uma situação atual é grave e chateia bastante o administrador. “Algo dos dias de hoje me magoa muito: uma pessoa idosa está enterrando seu cônjuge e os filhos já estão brigando por herança. Há filhos enterrando os pais em vida. Pais idosos até mesmo dividem os bens em vida, pois pensam que os filhos os amam e não vão deixá-los desabastecidos, mas acabam ficando abandonados, pois os filhos não cumprem seu papel. Não se preocupem com isso, mas, sim, em viver com qualidade de vida”, orientou os varzinos presentes.

 

Silva também enalteceu o trabalho desempenhado pelo Clube da Melhor Idade. “Não é em toda cidade que se vê essa atenção, esse carinho. Todos nós devemos ser tratados com respeito, independentemente da idade”.

 

 

A presidente do Fuss (Fundo Social de Solidariedade) e primeira-dama, Ângela Rossi, reforçou a importância de as pessoas idosas estarem em família, de forma pautada em Deus, que é o centro de tudo, em sua visão. “Que este Dia Internacional das Pessoas Idosas seja todos os dias”, defendeu.

 

O vereador Juarez também convidou os presentes a aproveitarem bem o dia. Para o parlamentar, a família é o alicerce da vida. “Minha mãe mora longe, mas, mesmo há 25 anos distante dela, eu ligo todos os dias e, quando não o faço, ela me liga e pergunta porque não fiz o contato. Parabéns a vocês e continuem firmes nessa luta!”.

 

O gestor municipal de Desenvolvimento Social, Reinaldo Silva, também esteve presente no ato oficial e enalteceu a importância do acolhimento das pessoas idosas por parte da família.

 

Outras autoridades estiveram presentes, como o presidente do CMAS (Conselho Municipal de Assistência Social) varzino, Luiz Eduardo Gouvêa; e os gestores municipais de Desenvolvimento Econômico, Marco Bueno, e Ouvidoria, Leandro Marques.

 

 

Vida em ação

Cleuza Bruzadim, 65 anos, é bastante ativa com as pessoas idosas do município e foi, inclusive, uma das fundadoras do conselho municipal voltado a elas, em 2007, além de ter sido conselheira por oito anos. Participante do Clube da Melhor Idade desde maio de 2018, quando foi formado, a varzina será uma das candidatas a Miss 3ª Idade da cidade, no concurso de sexta-feira (4), e, pela segunda vez, vai fazer parte da coreografia dos representantes da cidade nos Jori (Jogos Regionais do Idoso), em 2020. “Este evento é algo muito bom. Estão dando atenção às pessoas idosas, o que antes não se via”, elogiou.

Benedito Bernardino, 79 anos, tem tanta jovialidade que não aparenta a idade ter a idade. Munícipe há 35 anos, o morador do Jardim Satélite participa há muitos anos de ações voltadas às pessoas idosas de Várzea Paulista. A ideia do passeio foi bastante elogiada por ele. “Acho ótimo esse tipo de evento. Pretendo participar dos jogos de dominó, truco e as demais atividades. É bom conviver”, afirmou.

 

Mais atividades

A Semana Municipal da Pessoa Idosa de Várzea Paulista também vai disponibilizar uma sessão de cinema para os integrantes do Clube da Melhor Idade, quarta-feira, às 14 horas, no auditório da Praça CEU.

 

 

Sexta-feira, haverá o I Concurso Mister e Miss 3ª Idade da cidade. A premiação, que encerra a semana comemorativa, será às 19 horas, no espaço LED’s.