II Simpósio de Prevenção ao Suicídio reúne especialistas

Destaques

Evento contou com a presença de psiquiatra, enfermeira e voluntárias do CVV. Todos ressaltaram a importância da escuta empática

 

 

Nesta sexta-feira (27), foi realizado o II Simpósio de Prevenção ao Suicídio, com os servidores públicos de Várzea Paulista. O encontro realizado na Praça CEU segue entre as ações do Setembro Amarelo.

 

A abertura foi realizada pelo gestor de saúde, José Roberto Spinucci, que destacou a importante de debater o tema. “O suicídio é um assunto difícil, mas com informação de qualidade é mais fácil fazer o diagnostico e promover a prevenção do ato. Espero que nossos servidores se sintam acolhidos e tenham meios para acolher a população”. Também participaram do encontro os vereadores Giba e Osmar do Mirante.

 

 

O médico Psiquiatra e especialista em psiquiatria Forense pela NUFOR USP, Eusébio José Gallo Júnior, falou sobre o sofrimento psíquico e fatores de risco. Foram apresentados dados sobre o suicídio no Brasil. “A cada 40 segundos uma pessoa se suicida e a cada dois segundos, alguém comete uma tentativa. Nos últimos 20 anos, os casos aumentaram 20% no Brasil”, mostrou o médico. Segundo ele, mais importante do que conhecer os grupos de maior risco, o principal é oferecer acolhimento as pessoas que tentam o suicídio. “Para alguém que já tentou tirar a própria vida, a morte é um recurso. Já quem nunca cometeu o ato, possui um freio moral, familiar ou religioso”, explica.

 

Eusébio desmistifica o fato de que falar sobre o suicídio, incita o ato. “É importante verbalizar o sofrimento, acolher essa dor e não menosprezar as tentativas de colocar um fim a vida”. O psiquiatra ensina a como promover ajuda. “Reserve um tempo para estar com a pessoa, a ouça efetivamente, não faça intervenções em sua fala e não seja moralista. Trate com respeito a dor e a dificuldade do outro e se mostre disponível para conversar e oferecer ajuda”, destaca Junior.

 

 

Para coordenadora de Saúde Mental de Várzea Paulista, Sandra Silvestrini, uma das organizadoras do simpósio é sempre bom ouvir e aprender com os especialistas. “Essa troca de experiência é muito engrandecedora e oferece informações importantes para auxiliar em nosso trabalho”, diz. O evento contou com a presença de servidores municipais das Unidades Gestoras de Saúde, Desenvolvimento Social, Educação e GCM.

 

 

Olhar acolhedor

A enfermeira e coordenadora da Vigilância Epidemiológica do município, Nair Pereira da Silva, falou sobre os protocolos de atendimento do município e a importância das notificações dos casos. “Temos que valorizar e acolher esse paciente, intervir nos cuidados de saúde e promover uma atenção integral a pessoa”, salienta. Segundo ela, o profissional de saúde ou do local onde a pessoa buscar ajuda, como escola ou CRAS, deve ter um olhar acolhedor. “Hoje vivemos em uma grande pressão social, que se multiplica através das redes sociais. Então precisamos ser empáticos, receber esse paciente sem julgamentos, e quem sabe assim, evitar um mal maior”, diz Nair.

 

Centro de Valorização da Vida

As voluntárias do CVV (Centro de Valorização à Vida), Tânia Aparecida Baldim e Lúcia Varella, destacaram a importância do apoio emocional. “Nosso foco é na questão humanitária, oferecendo uma escuta compreensiva e empática, mas que não substitui o acompanhamento médico”, ressalta Tânia. “Nosso papel é oferecer apoio emocional, valorizar a vida e ajudar a pessoa a se valorizar”.

 

 

Lucia explica que o atendimento do CVV pode ser feito a qualquer pessoa, em qualquer momento da vida. “Nem sempre a pessoa que nos liga está em sofrimento. Às vezes está sozinho, quer desabafar de uma dor ou dividir uma conquista. O importante é ter alguém para conversar neste mundo tão acelerado”, destaca. “Muitas vezes só de expor seus problemas, a pessoa reflete, desabafa sua dor e consegue se sentir apoiada para seguir em frente”, fala Varella.

 

O CVV oferece atendimento telefônico gratuito e 24 horas para todo o Brasil, através do número 188. Em Jundiaí também é possível participar do GASS (Grupo de Auxilio aos Sobreviventes do Suicídio) voltado para pessoas que tentaram o suicídio e seus familiares. Os encontros acontecem toda segunda quarta-feira do mês, no seguinte endereço – Rua Monteiro Lobato, 199 – próximo ao Complexo Argos.

 

 

Voluntários CVV

Nos dias 19 e 20 de outubro, o Centro de Valorização à Vida fará um programa de seleção para novos voluntários. Os interessados devem se cadastrar em www.cvv.org.br/voluntario