Mutirão de castração gratuito beneficia mais de 300 animais em Várzea Paulista

Meio Ambiente - Destaques

Processo de seleção destinou 50% das vagas para famílias de baixa renda. Expectativa é que no início de 2020, mais cirurgias sejam realizadas

O mutirão de castração gratuito, promovido pela Prefeitura de Várzea Paulista, foi um grande sucesso neste final de semana. A ação foi realizada pela Unidade Gestora de Meio Ambiente em parceria com o setor de Vigilância e Controle de Zoonoses e Vetores, no sábado (21) na CEMEB Erich Becker (Cidade Nova II) e no domingo (22) na Praça CEU (região central).

Após o processo de seleção, 347 animais, entre cães e gatos foram habilitados para a castração. De acordo com o gestor de Meio Ambiente, João José de Lima, o cadastramento foi transparente, destinando 50% das vagas para pessoas de baixa renda e 50% para livre demanda. “A equipe de Zoonoses visitou aproximadamente 200 residências, para confirmar endereços, dados socioeconômicos. Além das condições de saúde do animal”, explica.

João informa que as abstinências ficaram em torno de 10%. “Se essas pessoas não apresentarem uma justificativa plausível, serão desclassificadas para a próxima seleção”. Segundo o gestor, no inicio de 2020, aproximadamente 500 novas vagas de castração serão abertas. “Este é um projeto muito importante para promover o controle populacional de animais da cidade e promover a saúde dos mesmos, já que animais castrados desenvolvem menos doenças, e consequentemente, vivem mais”, relata.

O coordenador da Zoonoses, Éder Carmanini, ressalta que as vagas sociais foram direcionadas a famílias cadastradas em programas sociais, que recebem até R$ 600,00 de benefício. A outra metade das vagas foram selecionadas por ordem de inscrição. Todos tiveram os dados cadastrais e saúde dos animais analisados. “A equipe de Zoonoses visitou as famílias, tirou dúvidas e explicou passa a passo de como é o processo de castração, no pré e pós-operatório”, diz. “A castração é um meio de controle da saúde pública, da transmissão de doenças e de combate ao abandono”, afirma Carmanini.

O projeto de castração foi realizado através de uma emenda impositiva do vereador Fernando Pasqualino.

População aprova iniciativa

Edilaine Lopes e a filha Pietra, levaram a gatinha Rocker para fazer a cirurgia. “Já era nossa pretensão fazer a cirurgia, mas não estava com condições neste momento. Quando vi o anúncio pelas redes sociais foi maravilhoso, porque a gata já tem 7 meses e vamos garantir a saúde dela. Quem ama se preocupa com o animal”, afirma a moradora do Jardim Alessandra.

Livia Brasil Ribeiro, do Jardim Brasil, levou seu cão de 4 anos, o Bumer. “Eu tinha medo de realizar a cirurgia e ele morrer. Mas a equipe me explicou como funciona a cirurgia, os cuidados do pré e pós-operatório e fiquei bem mais tranquila”, falou.

O morador do Parque Guarani, Edinaldo Lopes e sua esposa Jamile, levaram o gato de estimação para castrar. “Essa iniciativa foi excelente, algo que nunca teve em nossa cidade. O programa veio na hora certa e está beneficiando muitas famílias e seus animais. Todos os envolvidos estão de parabéns”, diz.