Professores de artes participam de formação de capoeira

Educação - Destaques

Docentes de escolas municipais varzinas aprendem um pouco mais sobre a expressão cultural e como abordá-las nas aulas de arte

Na tarde de terça-feira (17), 23 professores de arte de todas as escolas da Rede Municipal de Ensino de Várzea Paulista e da EJA (Educação de Jovens e Adultos) participaram da primeira formação de capoeira para docentes dessa disciplina, na cidade.

O mestre Bola 7, corda preta e referência no tema, expôs, didática e interativamente, noções sobre instrumentos, relação com a arte e outros aspectos da arte marcial.

“O objetivo é introduzir esses conceitos em sala de aula, para que a capoeira seja levada ao aluno de maneira diferente, não apenas como uma luta ou algo somente da cultura afro-brasileira, mas, sim, como expressão artística de dança, música”, explicou o coordenador do projeto Educação Física e Arte da Prefeitura, Fabiano Mantovani.

O mestre de capoeira abordou a relação entre capoeira e obras de arte, e citou detalhes históricos e pontos interessantes, como, por exemplo, a relevância dessa expressão brasileira para a divulgação da língua portuguesa mundo afora.

“A capoeira é o maior divulgador do português no mundo. Nossa linguagem, que inclui as músicas, é toda ensinada em nossa língua nativa nos outros países”, declarou o capoeirista.

Em um momento bem dinâmico da formação, após explicar a função dos instrumentos de capoeira, como o famoso berimbau, por exemplo, o mestre fez os professores cantarem, dançarem e interagirem com palmas, em uma pequena roda de capoeira.

A professora de arte Rosangela da Silva, do Ensino Fundamental do Cemeb Carlos de Almeida (Jardim Promeca), aprovou bastante a formação, por fornecer mais subsídios para o professor abordar bem o tema em sala de aula.

“O mestre Bola 7 conhece a parte prática e sabe explicar partes próprias da capoeira. Isso enriquece o ensino”, afirmou.

A servidora gostou muito da abordagem escolhida pelo formador, que englobou a capoeira inclusive como música e folclore.

“Estamos ávidos por atividades como esta. A disciplina de artes é muito ampla e envolve muitas linguagens: música, dança, etc..

A maior parte dos professores dessa disciplina vem de um campo específico. Eu, por exemplo, sou formada em artes visuais.

Por isso, é importante bebermos de todas as fontes para podermos aplicar um ensino mais consistente”, finalizou.

Prática nas escolas

Oficinas de capoeira também serão realizadas em escolas municipais em breve, para fornecer noções práticas a alunos.