População aprova 14ª edição do OrquiVárzea

Destaques

Evento movimentou a cidade por três dias

 

 

A festa aconteceu no Recinto OrquiVárzea, ao lado da Praça CEU, e contou com exposição de 400 orquídeas e flores nativas de 11 cidades participantes.

 

 

Moradora de Várzea Paulista, Luiza Cosmos participa há quatro anos da OrquiVárzea e comenta seu amor pelas orquídeas: “Sempre que tem estou aqui, porque sou apaixonada por orquídeas. Então cada dia mais eu me especializo e fico interessada em vir para conhecer outras espécies. Inclusive a nova, né, da Serra do Mursa, que é um híbrido novo, já colocando o nome de Várzea em evidência”.

 

 

Residente no bairro Parque Guarani há 30 anos, ela participou da palestra sobre Cultivo de Orquídea, com Manuel Romero Cortegoso (certificado pela American Orchid Society). “Assisti e achei ótimo, porque a gente tira algumas dúvidas que mesmo pesquisando, estudando, olhando no Google e em grupos de orquídea, na palestra tiramos essas duvidas que não conseguimos tirar nos grupos. Foi bem válido”, esclarece. “Tenho muitas orquídeas e já faz quase cinco anos que estou tentando conhecer e me especializar para cultivar mais espécies. Já comprei seis orquídeas hoje”, completa.

 

 

Ivanete de Campos Oliveira, também de Várzea Paulista, marca o evento no calendário. “Moro na Vila Marajó há 17 anos e venho em todas as edições. Tenho plantas em casa e vou comprar orquídeas, com toda certeza”.

 

 

Denise Zampa Fontana, de Jundiaí, veio acompanhada do filho, que se mudou há três meses para Várzea Paulista. “Eu venho todos os anos ao OrquiVárzea. Amo orquídeas e tenho um mini orquidário em casa, no qual boa parte são flores que eu adquiri aqui mesmo (risos). Vale a pena vir pra cá, é lindo, não tem como não gostar, não saio daqui sem nenhuma flor. Já vim preparada”.

 

 

 

Também moradoras de Jundiaí, Tamires Gimenez e Sonia Marques Flausino participaram pela primeira vez ao evento. “Viemos para visitar a exposição e estamos achando muito legal conhecer esse ambiente. Tem bastante variedade, para comprar, para aprender a cuidar da orquídea, ter mais informação… Já fizemos as compras: orquídeas e suculentas também, para deixar a casa bonita”, contam.

 

 

Os cidadãos da outra cidade vizinha, Campo Limpo Paulista, também marcaram presença. É o caso de Fernanda Rezende, que também esteve pela primeira vez nesta festa. “Eu acompanho no Facebook, e como faço faculdade de Gestão Ambiental, na qual também fazemos feiras, eles nos avisaram sobre o OrquiVárzea. Eu gosto de flores e estou achando maravilhoso, é tudo o que precisamos pra nos acalmar da correria do dia a dia. Em casa tenho um orquidário, tenho suculenta, pretendo comprar orquídea hoje porque não consigo resistir”, revela.

 

Entre as visitantes, o destaque fica para dona Leonor Alves, moradora do jardim Felicidade, na companhia dos netos, a senhora de 103 anos visitou o setor de exposição e fez questão de caminhar lentamente e olhar minuciosamente para cada orquídea, no final uma constatação que emocionou toda família e os orquidófilos presentes, “Deus está na beleza destas orquídeas”, finalizou sorridente após seu passeio.