Palestra para transportadores escolares dá início à Semana de Trânsito

Trânsito - Destaques

A Semana Nacional de Trânsito, que ocorre de 18 a 25 de setembro, teve abertura oficial nesta terça-feira (17), com palestra dedicada aos transportadores escolares.

“No trânsito, o sentido é a vida”: o lema estampado na camiseta dos colaboradores da Unidade Gestora de Transporte Público e Trânsito vai de encontro ao discurso da campanha. Carlos Ferreira, Coordenador de Educação de Trânsito, agradeceu o público presente e exibiu um vídeo emocionante.

Em seguida, Oséas Martins, Gestor da pasta, em fala emocionada explicou: “Temos trabalhado para evitar que acidentes aconteçam. No trânsito, fiscalização, educação, administração e monitoramento estão juntos para isso”.

O Prefeito Juvenal Rossi esteve presente na cerimônia, cumprimentando os transportadores e agradecendo os envolvidos na abertura da Semana de Trânsito.

O administrador municipal destacou: “Uma das maiores imprudências é beber e dirigir, pois arrisca a vida do condutor e das demais pessoas no trânsito.

É preciso chamar atenção partir de eventos como esse para sensibilizar a população”. Ele esclareceu que o trânsito é um dos assuntos mais relevantes para serem discutidos.

“É difícil disciplinar o trânsito, o nosso papel é educar, conversar e até mesmo punir.Só através da consciência isso é possível”, completa.

Rossi também afirmou que a mobilidade é um problema na cidade e que é importante investir em pontos de grande aglomeração.

Com palestra voltada aos transportadores escolares, Eliseu Ruiz, que faz parte do Centro Educacional de Valorização no Trânsito (CEVAT), falou com propriedade no assunto, pois forma transportadores desde 1984 pelo Detran-SP.

Além de explanar sobre os direitos das crianças, o palestrante abordou os seguintes tópicos: o que é transporte escolar, como deve ser o veículo que transporta alunos, os dois tipos de legalização (condutor e veículo devem estar qualificados e regulamentados), itinerário ou percurso do transporte escolar, responsabilidade dos pais e do aluno, manutenção do veículo, contrato de locação e fiscalização do veículo e condutor.

“Fico feliz com os eventos em Várzea Paulista que já participei. Quero parabenizar as autoridades da cidade e os munícipes que vieram participar para aprender e se orientar. Se depender de mim, sempre estarei presente”, revela Eliseu.

Outro destaque da cerimônia está na Campanha “Motorista Legal”, parceria entre a Unidade Gestora de Trânsito e a Associação de Transportadores Escolares de Várzea Paulista.

Fabiano Lima, presidente da associação, explica: “isso era um sonho desde a fundação da associação, em 2015, de criar um mecanismo que pudesse valorizar os transportadores.

Em Várzea, 100% dos transportadores são legalizados.

Além disso, queremos legalizar em relação aos pontos da carteira, no dia a dia, na condução.

Então criamos o ‘Motorista Legal’, com a elaboração de um certificado e selo que os veículos poderão receber”. Fabiano também fala sobre as conquistas da categoria.

“Desde junho estamos criando outras palestras (como atendimento de primeiros socorros, atendimento ao cliente, empreendedorismo).

São 192 transportadores legalizados, nenhuma van irregular dentro da cidade no transporte escolar autônomo”.

Ao final do evento, o Prefeito entregou à Unidade de Trânsito dois novos veículos (uma Frontier e um Voyage) para renovação da frota, cuja fonte veio dos recursos municipais.

Segundo Oséas, trata-se de veículos especiais para sinalização e fiscalização.A Kombi que estava há 13 anos na pasta será cedida para Unidade Gestora de Infraestrutura, junto com mais três carros (uma Parati e duas Montanas).