Prefeitura realiza projeto Jovem Desenvolve

Desenvolvimento Econômico - Destaques Sebrae

Aproximadamente 300 alunos estaduais de Várzea Paulista vão pensar em soluções para desenvolver a economia da cidade

A Prefeitura de Várzea Paulista inicia um novo projeto, em parceria com o Rotary Club da cidade: o Jovem Desenvolve. Alunos estaduais dos bairros Jardim Cruz Alta, Vila Tupi e Jardim Paraíso realizarão um trabalho em grupo com uma proposta concreta para desenvolver a economia varzina. Após a análise de uma comissão, os vencedores conhecerão o gestor municipal de Desenvolvimento Econômico e o funcionamento do setor, visitarão uma empresa e receberão outros prêmios. O intuito é desenvolver a cidadania do jovem e permitir-lhe uma experiência única e marcante, pela dedicação de sua atenção e conhecimentos para a melhoria da cidade onde vive.

Cerca de 300 alunos da Rede Estadual, de todas as turmas do Ano 8 das escolas Mitiharu Tanaka (Jardim Cruz Alta), Prof. Oswaldo Camargo Pires (Vila Tupi) e Tibúrcio Estevam de Siqueira (Jardim Paraíso) vão se dividir em grupos com 4 integrantes. Cada equipe deverá elaborar um trabalho envolvendo um ou mais itens como: emprego; aumento de indústrias, comércios e prestadores de serviço; incentivos a novos investidores; melhores investimentos públicos; e melhores índices de vida para o cidadão.

“Escolhemos esses jovens de 13 a 14 anos, por terem uma maior vivência para pensarem em soluções à cidade onde vivem. Eles terão uma experiência que jamais esquecerão e, assim, poderemos dar continuidade ao projeto de empreendedorismo que desenvolvemos nas escolas municipais, em parceria com o Sebrae”, explica o gestor municipal de Desenvolvimento Econômico (órgão à frente do projeto), Marco Bueno.

O prazo de entrega exato será estipulado pela comissão formada por professores da escola, Unidade Gestora de Desenvolvimento Econômico e Rotary Club de Várzea Paulista. O trabalho, que precisará ser entregue com a ação proposta pelos alunos e o resultado desejado, será analisado por essa comissão, considerando-se os critérios: criatividade, exequividade das ações (possibilidade de realizá-las) e relação do trabalho com o meio. Cada escola terá um grupo vencedor.

No final de novembro, os grupos vencedores passarão um dia junto do gestor de Desenvolvimento Econômico, Marco Bueno, conhecerão a pasta e seu funcionamento, visitarão uma empresa da cidade e conhecerão os trabalhos da Guardinha. Os alunos também vão receber um certificado e duas entradas de cinema para cada integrante.

O Jovem Desenvolve é inspirado no projeto Prefeito por Um Dia, idealizado pelo professor Orestes Romano.