Pacientes cadastrados foram atendidos pelo ônibus do Banco de Olhos

Saúde - Destaques

Unidade Móvel do BOS (Banco de Olhos de Sorocaba) atendeu aos munícipes que estavam aguardando consulta oftalmológica, pacientes já cadastrados nas Unidades Básicas de Saúde do município

 

O Banco de Olhos de Sorocaba (BOS) esteve em Várzea Paulista com sua Unidade Móvel nesta terça-feira (10). O objetivo do mutirão, parceria do BOS com a Prefeitura de Várzea Paulista e a Unidade Gestora de Saúde, foi atender um grande número de pessoas de maneira rápida.

De acordo com a Unidade Gestora de Saúde, as vagas para consulta foram direcionadas aos pacientes cadastrados nas Unidades Básicas de Saúde. Conforme lista de cada UBS, os munícipes inscritos foram encaminhados para atendimento na unidade móvel. Ao total, 100 atendimentos foram realizados das 08h às 17h. Entre o número de pacientes cadastrados houve 32 faltas, que foram supridas com o atendimento aos munícipes na lista de espera.

Isabela Ribeiro dos Santos, 22 anos, ficou satisfeita com o BOS. “A consulta foi ótima, o atendimento foi muito bom e a médica foi atenciosa. Já passei por cinco oftalmologistas e ela me deu bastante atenção, gostei. Enxergo bem pouco, procurei a consulta por este motivo. Já tive o diagnóstico e vou ter que usar óculos para descanso”, explica.

Adriana Ferreira veio com sua filha Giovana Ferreira Barbosa, de 8 anos. “Estávamos com a consulta marcada, porque ela já usa óculos, mas estava reclamando de muita dor de cabeça na escola. Então viemos verificar”.

Raissa Oliveira, 6 anos, passou por alguns exames. Fabíola Oliveira, sua mãe, conta: “Gostamos do atendimento. Ela passou colírio, esperou 25 minutos e foi atendida. Como ela estava piscando muito, poderia ser um problema oftalmológico, mas já verificamos que ela não tem nada”.

Gustavo Pereira, técnico de enfermagem da Unidade Móvel do Banco de Olhos de Sorocaba, esclarece que a carreta contém três aparelhos para exames (tonômetro – para medir a pressão do olho; refrator – que detecta miopia, astigmatismo ou outros erros de refração; e lensômetro – que lê e mede o grau das lentes de óculos). Além disso, são dois consultórios (com duas médicas). Foram atendidas crianças, adultos e idosos.