Crianças da Rede Municipal se divertem e aprendem com atividades alusivas à Orquivárzea

Destaques

É brincando que se aprende: alunos de toda a Rede Municipal de Ensino de Várzea Paulista estão realizando, ao longo da semana, atividades sobre o mundo das orquídeas; ação será finalizada com uma grande exposição das tarefas produzidas na sala de aula, no hall de entrada do prédio Facilita

 

A Prefeitura de Várzea Paulista, por meio da Unidade Gestora de Educação, vem realizando, durante toda a semana, diversas atividades em alusão à Orquivárzea 2019 em toda a Rede Municipal de Ensino. A ação conta com roda de conversas entre professores e alunos – sobre o mundo das orquídeas, o porquê de Várzea Paulista ser considerada a terra dessa planta (segundo especialistas a variação de temperatura no município, dias quentes e noites mais frias, é o ideal para o bom desenvolvimento das orquídeas), além de uma atividade lúdica de colorir a BLC Várzea Paulista (orquídea que leva o nome do município).

 

 

No Cemeb (Centro Municipal de Educação Básica) Luiz Fiorese, na Vila Popular, a atividade foi um sucesso em todas as salas de aula da ETAPA II da professora Rosa Inês dos Santos Barbosa, os alunos de 5 e 6 anos, tiveram a liberdade para escolha dos materiais na hora de colorir e moldar o desenho. “Deixei tudo à disposição deles. Coloquei sobre a mesa: tintas coloridas, papel picado, giz de cera e cada um foi utilizando conforme a criatividade mandava. A supressa foi que alguns alunos ousaram mesmo, utilizando casca de lápis para compor a arte, e ficou tudo muito lindo!”, destacou a educadora.

 

 

Na Etapa I, a professora Fabiana Maciel Kobayashi, optou em trabalhar as diversas formas e espessuras de papel. “Aqui estamos com 3 tipos diferentes de papel: ColorSet, laminado e camurça com textura e brilho, as crianças vão moldando de acordo com o gosto de cada um e assim estão interagindo, colorindo o desenho e sentindo a diferença entre os materiais”, completou a professora.

 

 

Alegria

 

Sofia Santos Rodrigues, 5 anos, da Etapa II, aprovou as atividades realizadas na sala de aula. “Eu gostei muito, eu colei até um palito verde e deixei minha flor cheia de brilhos”, disse ela. As colegas de classe, Valentina e Pietra também adoraram a atividade “É muito legal, estamos felizes”, destacaram sorridentes as garotas.

 

 

Durante a semana, todos os desenhos serão entregues a Unidade de Educação e posteriormente formarão um acervo para uma exposição que será montada no hall de entrada do prédio do Facilita, na Rua João Póvoa, número 97 — Jardim do Lar. Assim toda a população poderá conhecer os resultados.