Alunos se encantam com peça SER TÃO DE ORIGEM

Cultura e Turismo - Destaques

História de Jundiaí e demais cidades da região pode ser conferida no espetáculo; estudantes fazem reflexão sobre o conteúdo da produção teatral

157 alunos e professores das Escolas Estaduais Tibúrcio Estevam de Siqueira e Idoroti de Sousa Alvarez assistiram à peça teatral SER TÃO DE ORIGEM nesta quarta-feira (11) pela manhã.

Gabriela Sartoni, 15 anos, da Escola Estadual Tibúrcio Estevam de Siqueira explica o que a produção transmitiu aos espectadores: “Gostei muito da peça. Ela nos faz refletir sobre nossas ações pela cidade, além de pensarmos a maneira como agimos em relação às pessoas e a educação do município”.

Gabriele Santos, 17 anos, da mesma escola, também deu sua opinião: “Muito incrível, adorei a peça. Eles mostraram todas as histórias acerca dos municípios da região, então gostei muito. Eles são ótimos atores!”.

Alunos da Escola Estadual Idoroti de Sousa Alvarez, os amigos Gabriel dos Reis Silva e Thalisson Igor Silva Santos, ambos com 16 anos, tiraram uma lição importante do espetáculo: “Foi muito bom, maravilhoso. A mensagem que a peça passou foi realmente boa. A gente entendeu que a ‘terra’ não é só Jundiaí, a gente pode fazer a nossa própria ‘terra’, com nossa vida. A gente tem que criar nossa história”.

A peça SER TÃO DE ORIGEM é inspirada na história do Sertão de Jundiahy, área que hoje engloba diversas cidades. Desta maneira, é uma história que se adapta a fundação de qualquer cidade do estado de São Paulo. O espetáculo conta com textos poéticos e cômicos, além de músicas executadas ao vivo pelos próprios atores. É um convite para reflexão sobre o papel de cada cidadão ao construir uma nova cidade a cada dia – a partir de propostas, lutas e obras.

Com produção de Barbara Guilherme, da produtora ETC na Rua, e da Tomada Cultural, o espetáculo já foi apresentado a cerca de 1200 pessoas contabilizando apresentações em Várzea Paulista, Louveira e Itupeva.

Haverá apresentação com acesso a todos os públicos na próxima quarta-feira (18), às 16h no Espaço Cidadania (Av. Ipiranga, 151, Centro). Em seguida a peça prosseguirá para Jundiaí.

O Ministério da Cidadania e o Instituto CCR apresentam o espetáculo SER TÃO DE ORIGEM, com apoio da CCR AutoBAn. As sessões são apresentadas por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.