Várzea Paulista terá Unidade Móvel do Banco de Olhos de Sorocaba, dia 10 de setembro

Saúde - Destaques

Em ônibus equipado, 100 pacientes previamente cadastrados terão consultas oftalmológicas gratuitas

A Unidade Móvel do BOS (Banco de Olhos de Sorocaba), ônibus equipado para consultas oftalmológicas, estará em Várzea Paulista, em frente ao Facilita, no Jardim do Lar, dia 10 de setembro (terça-feira). Das 8 às 17 horas, a instituição vai ofertar 100 consultas gratuitas (50, pela manhã, e as restantes na parte da tarde) a pacientes atendidos por órgãos públicos de saúde de Várzea Paulista. O mutirão, parceria do BOS com a Prefeitura de Várzea Paulista, visa a atender um grande número de pessoas de maneira rápida, no mesmo dia.

Os pacientes de refração (exame para detectar miopia, astigmatismo ou outros erros de refração, caminho que os feixes de luz atravessam no olho para formar imagens) que necessitarem de óculos sairão com as devidas receitas em mãos. Nos casos de outras patologias, as pessoas atendidas serão encaminhadas para o atendimento médico posterior necessário, por meio da central de regulação de vagas da cidade.

A Prefeitura vai disponibilizar um profissional para medição de glicemia e outro para controle de fluxo de pessoas, o que agilizará o atendimento na Unidade Móvel. O ônibus, que também possui uma sala de triagem, tem 4 metros de altura, 3 metros de largura e 13 metros de comprimento.

O Facilita está localizado na Rua João Póvoa, 97 — Jardim do Lar.

Atendimento humanitário

O BOS, entidade filantrópica fundada em 1979, tornou-se o principal captador de córneas do país. A instituição atua nas cidades e regiões de Sorocaba, São Paulo, Campinas e Jundiaí, e é responsável por 75% doações do Estado de São Paulo.

O Banco de Olhos é mantenedor do Hospital Oftalmológico de Sorocaba, centro de referência nacional e internacional em transplantes de córnea.

Confira mais detalhes sobre o BOS aqui