Prefeitura discute novas melhorias na Avenida Bertioga com comerciantes

Governo e Administração - Destaques

Frente de trabalho já iniciou execução de guias e bocas de lobo; projeto prevê baias de estacionamento, calçamento e paisagismo

O prefeito de Várzea Paulista, Juvenal Rossi, e outros representantes da Prefeitura debateram as novas benfeitorias que a Avenida Bertioga está recebendo com comerciantes da via e vereadores da cidade, na tarde desta quarta-feira (4), no Gabinete Municipal. Os gestores do executivo detalharam o projeto cujas obras, entre a Rua Potiguara e o acesso à Avenida José Rabelo Portela, já foram iniciadas e incluem instalações de drenagem de água das chuvas, 27 baias de estacionamento e outras melhorias. A ideia foi definir, após o diálogo no encontro, como a via ficará, em seus dois sentidos, sobretudo em relação às vagas para carros, após as ações planejadas.

Após ouvir as sugestões de comerciantes e dos dois parlamentares presentes, Guilherme Zafani e Giba Moraes, o gestor municipal de Infraestrutura Urbana, Renato Germano, cuja pasta gerencia as novas melhorias, informou que os administradores da Prefeitura definiram o número de 27 baias de estacionamento. Serão 24 vagas comuns, dois locais preferenciais para pessoas com deficiência e uma vaga para pessoas idosas. As baias estarão distribuídas nos dois sentidos da avenida.

O projeto também inclui a instalação, já iniciada, de bocas de lobo, para melhorar o escoamento de águas das chuvas, e o calçamento, executado pela Unidade Gestora Municipal de Meio Ambiente. Todos os trabalhos serão feitos nos dois lados da via.

As ações devem ser concluídas em aproximadamente três meses.

A discussão também contou com as contribuições dos gestores municipais de trânsito, Oseas Martins; e Planejamento e Inovação, João Paulo de Souza.

Outras conquistas

Os gestores do executivo também aproveitaram a oportunidade para divulgar que existe um projeto de iluminar a Avenida Bertioga, entre o cruzamento com a Avenida Fernão Dias Paes Leme e a Praça Oscar Semede. O projeto será licitado em breve, para a contratação de uma prestadora de serviço e o início da execução, o quanto antes.

Os comerciantes e vereadores presentes também tomaram ciência dos trabalhos de macrodrenagem em execução neste, como as escavações sob a Avenida Fernão Dias Paes Leme. Os gestores da Prefeitura esclareceram que já há um projeto executivo pronto, para a construção de um túnel sob a ferrovia, para o qual o Governo Municipal já atua para ter as autorizações ambientais e da empresa proprietária do terreno, além dos recursos financeiros necessários. A ideia é que, após a conclusão de todas as intervenções previstas no convênio com o Governo Federal e os trabalhos abaixo da linha férrea, os alagamentos no Córrego Bertioga sejam definitivamente encerrados.

Resultado positivo

Alexsandro Conceição é proprietário de uma serralheria na Avenida Bertioga há dois anos. O varzino acredita que a reunião foi importante para esclarecer as benfeitorias que a via vai receber. “É uma obra que vai melhorar a situação para todos. Antes desse trabalho próximo a onde trabalho, havia muitos carros estacionados de forma desorganizada. A construção das baias vai deixar tudo mais organizado”, elogiou.