Turma da etapa II da CEMEB Zilda Arns arrecadou seis garrafas pets cheias de lacres de alumínio
Os alunos do Centro Municipal de Educação Básica (CEMEB) Doutora Zilda Arns, no Jardim América IV, puderam conferir de perto o resultado do projeto que estão engajados desde o começo do ano. Nesta terça-feira (03), a escola municipal recebeu a doação de uma cadeira de rodas, fruto do empenho de todos os alunos da rede municipal de Várzea Paulista no Programa Lacre Solidário.
Elaborado pela CCR Autoban, o projeto consiste em trocar 140 garrafas pet de 2 litros cheias de lacres de latas de alumínio por cadeiras de rodas. Entre os estudantes que participaram da campanha, a turma da etapa II, da CEMEB Zilda Arns, orientada pela professora Priscila Lido, ganhou destaque por sua dedicação, sendo a sala que arrecadou mais lacres desde o primeiro semestre de 2019, contabilizando seis garrafas. “O mais legal é que o projeto não teve início através de bilhete para as famílias, foi em roda de conversa. Desta forma, as crianças se conscientizaram da importância do programa e começaram a trazer os lacres. Eu conversava muito com eles a respeito de se colocar no lugar do outro, a questão da empatia, então foi o que mais ficou claro na turma. Eles se engajaram de verdade”, explica a Priscila.
Analice, uma das alunas da classe de 23 crianças, conta que a professora mostrou um vídeo no YouTube de uma menina de 11 anos que havia iniciado a campanha no Sul do país, a qual se espalhou pelo Brasil todo. “Eles assistiram ao vídeo, perceberam que o país inteiro participava, então se sentiram superimportantes em também fazer parte. Empolgados, cada vez mais queriam trazer os lacres. A medida que um amigo trazia, o outro também queria entregar”, relata a professora.
Desde 2016, todas as escolas da rede municipal participam do Programa Lacre Solidário, que envolve desde as creches até o ensino fundamental I. Já foram arrecadadas cinco cadeiras de rodas, que vão sendo distribuídas entre os setores. “No caso desta unidade escolar, a professora trabalhou diretamente o projeto em sala de aula. Agora, as crianças vendo a cadeira, percebendo que a campanha é real, vão continuar o projeto e juntar mais garrafas ainda. É legal também para as famílias que ajudaram na colaboração acompanhar o resultado dos esforços dos alunos”, comenta Glauce Rocco Parazzi, Coordenadora Pedagógica da Unidade Gestora de Educação. Durante a cerimônia da entrega da cadeira de rodas, ela agradeceu as crianças e considerou que “cada lacre é um pedacinho de amor”.
A CEMEB Zilda Arns desenvolve o projeto central “Cuidar de mim para cuidar do outro”, que engloba demais projetos paralelos, desenvolvidos pelas professoras de cada turma, cada uma a sua maneira. De acordo com a diretora da unidade escolar, Silvia Jenuíno, a proposta é trabalhar o desenvolvimento sócio emocional para cada criança poder se conhecer. “O ‘Cuidar de mim para cuidar do outro’ trabalha as emoções em relação ao outro, como quando você está com raiva, quando está triste, como você vai lidar com isso, para resolver essa questão sem prejudicar o outro”, explica. Como em 2018, a escola foi reformada para receber acessibilidade, um dos projetos paralelos deste ano aborda esse assunto. A professora Tania Regiane, da etapa I, construiu uma cadeira de rodas com canos de PVC para bonecas. “Cada dia uma criança cuida da bonequinha na cadeira de rodas, que recebeu o nome Ana. Eles andam com ela pela escola”, conta a diretora. Com relação ao Programa Lacre Solidário, ela completa: “Este, em especial, teve muito envolvimento dos alunos. A entrega da cadeira de rodas foi emocionante”.
Outra cadeira de todas, também adquirida através da dedicação dos alunos da rede municipal em arrecadar os lacres, foi direcionada para a CEMEB Vinícius de Moraes, no Jardim Alessandra.