UBS Marajó realiza encontro contra o tabagismo

Saúde - Destaques

Evento foi realizado no Dia Nacional Contra o Tabaco, 29 de agosto

 

 

Foi realizado na última quinta-feira (29), na UBS Marajó, um bate papo com ex-participantes do Programa de Apoio ao Tabagista (PAT). O evento foi realizado no Dia Nacional Contra o Tabaco, justamente com o intuito de celebrar a nova vida das pessoas que largaram o cigarro.

 

 

A médica de Saúde da Família, Flávia Marceli, destaca que o combate ao tabagismo visa promover a qualidade de vida do paciente. “No programa, uma equipe multidisciplinar acompanha o grupo, trazendo informações sobre saúde, risco de doenças e até mesmo com ações motivacionais”, informa.

 

E os números são positivos. Do último grupo formado por 15 pessoas, 10 pararam de fumar, 3 diminuíram a quantidade de cigarros por dia e apenas 2 desistiram de participar da iniciativa. “Muitos já chegam com o desejo de parar de fumar, mas sem informações de como proceder. E aqui oferecemos todo o apoio nas reuniões semanais, proporcionando acompanhamento médico e medicamentoso”, relata a médica.

 

 

Um novo grupo iniciou os encontros na última terça-feira (27), na UBS Marajó, mas os interessados em participar da iniciativa podem se inscrever na UBS mais próxima de sua residência e participar da lista de espera.

 

 

‘É difícil, mas não impossível’

 

 

Entre os participantes do encontro era consenso que parar de fumar é difícil, mas não impossível. Muitos iniciaram no tabagismo ainda crianças e não encontravam a motivação necessária para largar o vício. Regina de Almeida, da Vila Popular, conta que fumou por 33 anos, em média dois maços por dia. “Já havia parado uma vez, mas voltei a fumar. Quando fiquei sabendo do grupo me inscrevi e me motivei”, conta. “Já são cinco meses sem o cigarro. Não foi fácil, tinha dias em que eu mesma não me aguentava, mas o tempo vai passando e tudo fica mais fácil. Hoje respiro melhor, me sinto bem melhor”, afirma.

 

 

Valdir dos Santos, morador da Vila Tupi, fumava desde os 9 anos e no final do ano passado buscava apoio para largar o cigarro. “Comecei a buscar informações, fiquei sabendo do grupo e me inscrevi. Quando consegui a vaga já havia parado de fumar, mas o grupo foi muito importante para me manter firme”, relata. “Fumei por 49 anos e já estou há 8 meses e 12 dias sem fumar. Uma vitória. Hoje me alimento melhor, me visto melhor, estou vivendo uma nova fase”, comemora.

 

 

Noemia Alice, do Jardim Promeca, celebra o novo momento, após 47 anos de vício. “É muito bom chegar em casa e estar tudo cheiroso. Além da economia, passei por uma crise financeira e se ainda estivesse fumando não sei como faria”, pondera. “Cheguei no grupo sem esperanças, mas foi menos difícil do que eu imaginava. O grupo me ajudou muito e agora que estou 5 meses sem fumar, me sinto outra pessoa”, finaliza.