Alunos do Parque Guarani recebem demonstrações de jiu-jitsu

Educação - Destaques

Quase 400 crianças se divertem com informações sobre arte marcial e mostras práticas de defesa pessoal e jiu-jitsu esportivo

Aproximadamente 380 alunos do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) do Cemeb (Centro Municipal de Educação Básica) Profª Palmyra Aurora D’Almeida Rinaldi (Parque Guarani) curtiram demonstrações práticas de jiu-jitsu, na tarde desta quinta-feira (29). Os praticantes do esporte fizeram uma explanação básica sobre o histórico da arte marcial e demonstraram técnicas de defesa pessoal e jiu-jitsu esportivo, no pátio externo da unidade. As atividades fazem parte da programação das aulas de educação física, que trabalha com lutas neste semestre. O intuito, além de ensinar aos alunos que essas modalidades possuem regras e não devem ser usadas para violência, foi reduzir a indisciplina das crianças.

Durante as atividades, ficou claro para os alunos que o jiu-jitsu só deve ser usado, fora das academias e competições, para evitar brigas ou realizar defesa pessoal contra tentativa de violência. A criançada se mostrou muito animada com os movimentos dos praticantes da modalidade sobre o tatame (superfície de combate, sobre o piso). Os alunos puderam observar e aprender por meio das explicações sobre as ações feitas pelos lutadores.

Ao final da parte expositiva, os pequenos puderam tirar dúvidas sobre o jiu-jitsu. Materiais ilustrados sobre diferentes artes marciais, feitos pelos alunos, também foram expostos, fixados no palco.

Segundo a professora que coordena as aulas sobre lutas no período da tarde, Daniela Resende, a criançada absorveu bem o conteúdo das apresentações e de todo o trabalho sobre essas artes marciais que vem sendo feito ao longo do semestre. Os alunos participaram, inclusive, de aulas práticas, com pequenos exercícios exemplificativos. “Quisemos mostrar a eles que esse conceito de que lutas servem para brigar está errado. Estamos demonstrando que essas modalidades têm regras e local próprios para serem praticadas e podem ser utilizadas como meio de defesa pessoal”, explicou.

O prefeito de Várzea Paulista, Juvenal Rossi, fez questão de conversar com as crianças que viram as demonstrações. Ao falar com a turma que curtiu a primeira apresentação da tarde, o gestor reforçou a importância da atividade física. “Fazer exercício físico vai fazer muito bem para vocês e todo mundo. Ficar apenas comendo aquele lanchão e navegando na internet não resultará em coisas boas para vocês. É preciso queimar as calorias do que comemos. Que vocês consigam aprender o quanto essas artes marciais nos ajudam a controlar nossa mente. Violência, nunca mais”, declarou.

Rossi também aproveitou a oportunidade e pediu para os pequenos ajudarem a impedir que as áreas limpas pelas Prefeitura recebam sujeira novamente e reforçou a importância de colocarem Deus à frente de suas vidas.

Outras ações

Cerca de 380 alunos do período da manhã puderam visitar uma academia de karatê em Várzea Paulista e aprenderam mais sobre a arte marcial. Na sexta-feira, essas crianças vão curtir demonstrações de muay thai e os alunos da tarde vão aprender mais sobre o karatê, com exposições semelhantes às desta quinta-feira.

Mais sobre o jiu-jitsu

A arte marcial, de raiz japonesa, usa sobretudo golpes de alavancas, torções e pressões para deixar o lutador adversário no chão e dominado. O sinônimo literal da palavra jiu-jitsu é “luta suave”. Confira mais sobre a modalidade aqui