Alunos da EJA participam de oficina de capoeira

Educação - Destaques

Estudantes de escola da Santa Terezinha são primeiros da Educação de Jovens e Adultos varzina a receber projeto Capoeira nas Escolas

Cerca de 60 estudantes da EJA (Educação de Jovens e Adultos) da escola Prefeito João Aprillanti, Vila Santa Terezinha, participaram de uma oficina de capoeira, na noite dessa quinta-feira (29), na quadra da unidade escolar. Conduzida pelo experiente mestre de capoeira Bola 7, a atividade contou com muita interação, além da tradicional alegria da capoeira, embalada por suas músicas, danças e passos característicos. O objetivo do encontro do projeto municipal Capoeira nas Escolas, que começa a ser levado à EJA neste semestre, foi compartilhar uma noção geral da capoeira, de forma leve e interativa, além de estimular a prática. O projeto, de forma geral, visa a apresentar e ampliar o conhecimento da história e cultura africana e afro-brasileira (cumprimento da Lei nº 10.639/2003).

Ao longo da oficina, o mestre, corda preta na arte e referência no assunto, explicou, de forma descontraída, didática e interativa, particularidades da capoeira, desde detalhes dos instrumentos, como o famoso berimbau, até técnicas básicas da expressão artística. Os alunos, professores e gestores presentes se divertiram muito e interagiram, com respostas às perguntas feitas pelo mestre, palmas, músicas e exercícios feitos junto dos demais praticantes da equipe de Bola 7.

O capoeirista, praticante da arte há mais de 30 anos, deixou os alunos livres para interagirem a seu modo e demonstrou que o aprendizado é constante, na capoeira. “Cada um pode participar da sua forma. A prática sempre tem coisa nova para aprender”.

Serão cinco encontros mensais, até dezembro. Segundo o mestre, a ideia é que os alunos possam progredir nos exercícios feitos, durante as oficinas. “Vamos sentir como está o grupo e procurar desenvolver mais a prática da capoeira com eles”, afirmou Bola 7.

A diretora da EJA de Várzea Paulista, Vani de Paula, ressaltou benefícios da atividade, durante a oficina inaugural, primeiro de cinco encontros mensais até o final do ano. “Como vocês já trabalham durante o dia, essa atividade diminui o estresse e também trabalha a memória. Isso ajudará vocês na aprendizagem”.

EJA bem estruturada

O gestor municipal de Educação, Rodolfo Braga, também fez questão de estar presente. O administrador citou a relevância de conhecer a cultura africana. “É muito importante que a gente se familiarize com essa linda cultura afro. Além disso, trabalhar com essa cultura é uma exigência da lei”. O administrador também destacou a inovação trazida pela oficina. “A gente tem que torcer para que essa atividade fique cada vez melhor”, finalizou.

Braga também destacou que Várzea Paulista é uma das poucas cidades da região a contar com informática na EJA, além de oferecer o projeto Saúde e Qualidade de Vida, que estimula exercícios físicos e alimentação saudável.

A aula inaugural também contou com o coordenador do projeto Capoeira nas Escolas, Fabiano Mantovani. Servidor da Prefeitura há 11 anos, o professor de educação física atua atualmente na sede da Unidade Gestora de Educação na coordenação do projeto Educação Física e Arte, que engloba as oficinas de capoeira. O profissional também é o idealizador do Saúde e Qualidade de Vida EJA 2019, que ocorre duas vezes por semana, com os alunos da mesma escola da Vila Santa Terezinha.

Representantes da Unidade Gestora Executiva de Cultura também estiveram presentes. A pasta municipal desenvolve o Capoeira nas Escolas em Várzea Paulista, desde 2016, junto da Unidade Gestora Municipal de Educação.

Vida melhor

A capoeira foi reconhecida como patrimônio cultural brasileiro em 2008. Segundo a diretora da EJA, a expressão cultural está presente em todo o Brasil e beneficia muito a saúde, promovendo, dessa forma, uma melhor aprendizagem dos alunos. “Esses estudantes, por algum motivo, precisaram parar de estudar em algum momento, e se faz necessária a reativação de sua memória e raciocínio, para terem um desempenho escolar satisfatório” explica Vani.

Para Vani, a capoeira tem o poder de transformar a vida das pessoas e melhorar o processo de ensino e aprendizagem. A administradora destaca alguns benefícios que auxiliam o desenvolvimento cognitivo do aluno: ajuda a liberar o estresse; promove maior coordenação; evidencia o valor da defesa (e não do ataque); estimula o respeito ao próximo; amplia o conhecimento.

Capoeira para a população

Os alunos da EJA de Várzea Paulista têm idades variadas, a partir de 15 anos. Eles e quaisquer outros varzinos podem se inscrever para participar do projeto Capoeira, que oferta aulas gratuitas a todas as idades. Confira detalhes aqui.