Parque Chico Mendes possui balanço para pessoa com deficiência

Brinquedo adaptado foi construído pela equipe de Infraestrutura Urbana

A inauguração do novo parque Chico Mendes no último domingo (25), foi especial para as pessoas com deficiência e seus familiares. No local foi instalado o primeiro brinquedo adaptado de Várzea Paulista. O balanço foi construído pela equipe da Unidade Gestora de Infraestrutura.

De acordo com o gestor da pasta, Renato Germano, a ideia surgiu a partir da necessidade apresentadas por mães da região, principalmente a Andrea Fazan. “Ela entrou em contato comigo, perguntando se tínhamos condições de construir o brinquedo”, conta. “Há poucos dias Jundiaí havia inaugurado seu primeiro balanço adaptado, então nossa equipe foi ao local para conhecer o trabalho e verificar as medidas”, explica Germano.

E devido ao empenho da equipe de Infraestrutura da Prefeitura, o brinquedo foi montado pela própria equipe da carpintaria da Prefeitura. “Buscamos apoio na iniciativa privada, mas apenas um empresário contribuiu, doando as correntes. Todo o restante contou com a execução totalmente feita pelos servidores públicos de Várzea Paulista”, relata o gestor.

Germano destaca que o município, assim como toda a região, ainda é carente de brinquedos para pessoas com deficiência. “Espero que este seja o primeiro de muitos que queremos construir”, afirma. O primeiro balanço adaptado da cidade ficará marcado na memória do gestor. “Foi um desafio, mas ao mesmo tempo muito gratificante. Só quem tem o filho com deficiência sabe o que este brinquedo significa”, conclui.

A construção do brinquedo contou também com todo incentivo do prefeito Juvenal Rossi. “Muito da minha história está na luta pela construção da APAE da cidade, iniciativas como essa fazem parte de mim”.

Mães aprovam iniciativa

A família de Andrea Fazan compareceu em peso ao parque no último domingo (25), para que o pequeno Vitor, de 04 anos, pudesse se divertir no novo brinquedo. “Esse não é apenas um balanço, é a possibilidade do meu filho interagir com os amigos da escola, de brincarem todos no mesmo espaço, de socializar”, fala. A mãe conta que após seu pedido, o parque também recebeu rampas de acesso e faixa de pedestre. “Essa é a garantia do meu filho ir e vir”, afirmou Andrea.

Bruna Lenise, mãe do Vinícius, de 07 anos, destacou a importância de espaços de inclusão nas áreas públicas. “Não adianta trazer uma criança cadeirante ao parque e ela não poder brincar, ficar só vendo os amigos se divertirem. Isso corta o coração de mãe”, explica. “Mas hoje sei que posso trazer meu filho ao parque Chico Mendes e saber que ele vai brincar em igualdade com as outras crianças”.

O parque Chico Mendes também possui rampas de acesso e faixas de pedestres. Rua São Vicente, s/n – Jardim do Lar.