Aluna vive dia como gestora de Educação

Educação - Destaques

Kamilly da Silva conhece estrutura da sede de Educação varzina e vivencia rotina simbólica de gestora da pasta

A aluna varzina Kamilly Letícia da Silva teve uma tarde diferente nesta terça-feira (27). A estudante do 5º ano do Cemeb (Centro Municipal de Educação Básica) Fazenda Mursa, do Sítio do Mursa, vencedora do concurso Gestor de Educação por Um Dia, feito pela primeira vez na cidade, conheceu de perto o gestor municipal da pasta, Rodolfo Braga, também vice-prefeito. Ela visitou todos os departamentos do prédio onde funciona o órgão, no Centro, executou ações simbólicas, registrou os momentos em um vídeo institucional, e ganhou diploma e kit escolar. Segundo Braga, o objetivo do projeto é despertar nos alunos o interesse pela ação política pública, por meio do reforço do conceito de cidadania, o que também fortalece o lado democrático delas.

Kamilly conheceu cada um dos funcionários do prédio e, na sala do gestor, sentada em sua cadeira, protocolou a entrega, a ele, da redação que escreveu e foi escolhida como a melhor entre cerca de 300 textos feitos, um de cada aluno participante. O texto escrito pela vencedora abordou necessidades de sua escola e do próprio Sítio do Mursa, onde ela reside. Após fazer todas as visitas e atos simbólicos, inclusive o de chamar a secretária para protocolar a entrega, a estudante expressou ao administrador que agora sabe exatamente a dificuldade representada por ocupar o cargo.

A estudante venceu a concorrência com alunos de todas as salas do 5º ano do Ensino fundamental, das seis unidades escolares que aceitaram participar do projeto. A redação, feita após o trabalho de sua professora no primeiro semestre, sobre os papéis dos poderes executivo e legislativo, foi selecionada por uma comissão da escola e, posteriormente, venceu a competição com as melhores redações dos demais Cemebs participantes. A escolha final foi feita por uma comissão formada por representantes da Coordenação da pasta e do setor de Projetos Especiais.

A emoção de viver essa rotina ficou muito clara nas palavras sinceras da criança. “A sensação é boa. Estou feliz e sentindo um friozinho na barriga”, declarou, sorridente. Nesta quarta-feira (28), Kamilly vai compartilhar sua experiência com seus colegas de classe, em um debate sobre o projeto, foi inspirado no Prefeito por Um Dia, do Sesi-SP, ideia do professor Orestes Romano. O docente foi consultado sobre a ideia de aplicar a ideia com o gestor de Educação varzino e ajudou a elaborar o projeto municipal.

O gestor de Educação se mostrou satisfeito com o resultado do trabalho, que permitiu demonstrar que a gestão municipal é democrática não somente com os servidores, mas também com os próprios alunos. “Recebemos muitas sugestões boas de melhorias nas escolas e vamos adotar várias medidas sugeridas pelos alunos”.

Ao final da atividade, a professora de Kamilly, Fernanda Medea (à direita, na imagem abaixo), e a diretora do Cemeb Fazenda Mursa, Marilene Mendes Porphirio (à esquerda), também foram diplomadas e houve um café. Os diplomas da aluna e das duas servidoras contêm a redação vencedora no verso.

Orgulho

A mãe de Kamilly, Paula da Silva, mostrou-se muito orgulhosa da filha, que gosta bastante de escrever e também de desenhar. “É um orgulho ver que estou cumprindo bem minha missão de transmitir a ela os valores humanos. Ela está dando continuidade à base que eu lhe passo”, elogiou.

A professora Fernanda também teceu diversos elogios à aluna. “Assim que falamos do projeto, ela foi uma das mais empolgadas com a ideia. É muito participativa e inteligente. Essa premiação é fruto da dedicação dela”, reconheceu. A docente gostou bastante do projeto. “Foi uma experiência muito boa. É uma conquista dela, mas, fazer parte desse processo e vê-la tendo este dia é como receber um diploma”, afirmou.

Informação levada aos alunos

Antes da visita da aluna à sede da Educação, o gestor esteve presente na escola Fazenda Mursa e informou a todos os alunos do 5º ano da unidade escolar como se dá o seu trabalho na Educação. Braga ficou muito contente com o trabalho feito pelos alunos durante a reunião com eles na escola. Os pequenos cantaram e lhe entregaram uma carta e um pequeno boneco, em homenagem ao administrador.

O vice-prefeito também divulgou as notas recentes do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), como a de 6,5, em setembro de 2018, acima das médias nacional (5,8), estadual (6), das redes municipais de ensino (5,6) e da rede pública (5,5). O Ideb varzino teve um crescimento de 23% entre 2011 e 2018.