Mais de 3 mil pessoas participam da inauguração do Parque Chico Mendes

Destaques

Maior área de lazer de Várzea Paulista foi entregue à população com um dia de festa

A manhã ensolarada de domingo(25), abrilhantou a inauguração do Parque Chico Mendes, que reuniu mais de três mil pessoas. O evento marcou a entrega oficial da maior área de lazer de Várzea Paulista à população. Muitas atividades físicas, de lazer e diversão para toda a família foram o destaque do dia.

O prefeito Juvenal Rossi agradeceu o trabalho de cada um que ajudou na revitalização do local. “Para entregarmos este lindo parque à população muitas pessoas se dedicaram muito. Hoje, nosso parque Chico Mendes não deve nada a nenhum parque da região. A cidade está crescendo. Isso alegra nosso coração e nos faz sonhar com cada dia mais”, afirmou.

O vice-prefeito e gestor de Educação Rodolfo Braga destacou a importância da participação da população na conservação do espaço. “Estamos muito felizes em oferecer cada vez mais lazer aos moradores da nossa cidade. Contamos com a colaboração de todos para manter esse parque tão lindo quanto ele está hoje. Vamos juntos, preservar esse patrimônio de Várzea Paulista”.

A revitalização do Parque Chico Mendes foi realizada pela Unidade Gestora de Infraestrutura. O gestor da pasta, Renato Germano, se emocionou ao relembrar toda a trajetória do parque. “Quando chegamos aqui em 2013, o Chico Mendes estava abandonado. Mas trabalhamos muito, esta foi uma conquista suada, feita com dedicação pelas mãos dos servidores da Infraestrutura”, disse. “Só peço que todos guardem com carinho o nosso parque e colaborem com a GCM para que aqui seja um local de lazer para todas as famílias de Várzea Paulista”, concluiu.

Também participaram da inauguração do parque os gestores de Esporte, Thiago Silso; Casa Civil, Ernaldo Arthur; a primeira-dama, Angela Rossi; o gestor de Planejamento, João Paulo; o gestor de Obras, Josué Santana; gestora de Finanças Marli Ramos; gestor de Trânsito Oseas Martins; gestor de Meio Ambiente, João Lima; gestor de Desenvolvimento Ecônomico, Marco Bueno; gestor executivo de Cultura, Jota Moreira; o presidente do DAE Jundiaí, Eduardo Palhares; o presidente da Câmara, Guilherme Zafani; os vereadores Giba Moraes; Eliseu Notário, Robertinho Almeida, Luiz Ferreira – Hulk, Nil, Mauro Aparecido, entre outros.

Dia de esporte e lazer

Durante a inauguração do parque Chico Mendes os moradores puderam participar de aulas de Vôlei Adaptado para 3ª Idade, Ginástica, Aula de Pilates, Basquete, Futebol de Salão, Futebol de Areia, Handebol, Vôlei, Zumba, Dança, Bicicross, Capoeira e Skate. Além de aproveitar a distribuição gratuita livros, pipoca, algodão doce e garantir a brincadeira das crianças com brinquedos infláveis.

Regiane e Rafael Almeida, levaram os filhos João Pedro, 10 anos e Matheus, 03 anos para curtir uma manhã no parque. “Sempre venho aqui e está excelente, com banheiros, quadras. Ficou ótimo”, afirmou Regiane Almeida.

Balanço adaptado

Entre os destaques do novo Parque Chico Mendes está o balanço adaptado para crianças cadeirantes. A família de Andrea Fazan compareceu em peso ao parque, para que o pequeno Vitor, de 04 anos, pudesse se divertir no novo brinquedo. “Esse não é apenas um balanço, é a possibilidade do meu filho interagir com os amigos da escola, de brincarem todos no mesmo espaço, de socializar”, fala. A mãe conta que após seu pedido, o parque também recebeu rampas de acesso e faixa de pedestre. “Essa é a garantia do meu filho ir e vir”, afirmou Andrea.

Bruna Lenise, mãe do Vinícius, de 07 anos, destacou a importância de espaços de inclusão nas áreas públicas. “Não adianta trazer uma criança cadeirante ao parque e ela não poder brincar, ficar só vendo os amigos se divertirem. Isso corta o coração de mãe”, explica. “Mas hoje sei que posso trazer meu filho ao parque Chico Mendes e saber que ele vai brincar em igualdade com as outras crianças”.

Confira as melhorias da área interna:

• Pista de Bicicross;
  • Prédio Administrativo, futuro posto avançado da GCM;
  • Monitoramento por câmeras;
  • Sanitários feminino e masculino;
  • Reforma das duas quadras poliesportivas;
  • Reforma da quadra de Areia;
  • Ampliação da drenagem interna;
  • Calçamento externo junto ao parque;
  • Instalação de internet gratuita via wi-fi;
  • Reparos e melhorias pontuais.

Melhoria da área externa:

• Pavimentação da Pista de Caminhada;
  • Parque infantil;
  • Aparelhos de alongamento;
  • Projeto Canto dos Pássaros;
  • Iluminação Solar;
  • Rampas de acessibilidade;
  • Balanço infantil adaptado;
  • Ampliação do estacionamento.