7ª Caminhada do Bebê leva alegria e conscientização a muitas famílias varzinas

Destaques

Importância de educar e brincar para desenvolvimento das crianças foi levada a munícipes, com música, brincadeiras e outras atividades

A 7ª Caminhada do Bebê de Várzea Paulista movimentou a cidade na manhã de sábado (24), com a presença de mais de 500 pessoas, como última atividade da Semana Municipal do Bebê. Diversas famílias varzinas, com seus bebês, curtiram a caminhada de conscientização do Paço Municipal à Praça CEU, com música e muitas mensagens sobre a importância do educar e brincar como uma forma de amar as crianças de 0 a 3 anos, que norteou o evento. Na quadra, não faltaram brincadeiras, músicas, dança, cores, pipoca e algodão-doce. Tudo teve uma grande contribuição de muitas escolas municipais e a participação de autoridades municipais. Além da conscientização recebida, vacinação dos bebês de 0 a 3 anos, as crianças e pais puderam se integrar de forma muito divertida e prazerosa.

Entre as atrações na Praça CEU, chamaram atenção a roda de samba com músicas infantis, os espaços para brincadeiras como a amarelinha, as atividades físicas — dança de ritmos, dança do ventre mirim e outras —, e a pintura de rosto.

O prefeito Juvenal Rossi agradeceu a presença dos pais e destacou a importância deles para o bom desenvolvimento das crianças. É necessário construir um novo comportamento na população varzina, mais solidário e de amor à cidade. As crianças podem ser bem instruídas e crescer com bons valores, na opinião do gestor. “Às vezes o problema está no tutor, pois o carinho e o amor dele são insubstituíveis. Quero agradecer aos pais. Vocês é que vão fazer a mudança. As crianças são fruto do meio em que vivem. É preciso ser pai e mãe em todos os momentos, inclusive na hora de acompanhar a carteirinha de vacinação”, orientou.

A articuladora de Várzea Paulista, Ruth Bittencourt, destacou a importância do trabalho constante para cuidar dos pequenos do município. “As crianças são nosso maior tesouro e precisam se desenvolver corretamente”.

Evento aprovado

O casal Anderson Manoel e Juliana Silva chamou a atenção com as gêmeas Nayla e Mayra, de 1 ano de idade. Eles conheceram a festa neste ano e pretendem voltar mais vezes. A mamãe gostou muito da ideia de conscientizar as famílias sobre a importância de cuidar das crianças de 0 a 3 anos de idade. Os dois curtiram a chance de conhecer outros pais e as meninas também gostaram bastante do evento. “Elas se divertiram muito. Tivemos que pegar uma bexiga para cada uma, porque a queriam muito”, contou a sorridente Juliana.

A varzina Luzia Kátia de Oliveira participou da Caminhada do Bebê, com Ana Cláudia, pequena filha, pela primeira vez e gostou bastante do evento. “Está sendo bastante bacana. Entrosar a criançada é sempre bom. Recebi o bilhetinho da escola e, por isso, ela veio caracterizada. É muito bom ter este contato com outras mães”, elogiou.

Outras autoridades

Também estiveram presentes o vice-prefeito e gestor municipal de Educação, Rodolfo Braga; os gestores municipais José Roberto Spinucci (Saúde), Planejamento e Inovação (João Paulo de Souza) e Desenvolvimento Econômico (Marco Bueno) o chefe da Casa Civil, Ernaldo Artur, além dos vereadores Giba Moraes, que ajudou a agitar a festa, e Robertinho Almeida. A primeira-dama e presidente do Fuss (Fundo Social de Solidariedade) Ângela Rossi foi outra autoridade a prestigiar o evento.