Palestra sobre vacinação reúne pais da CEMEB Dirce Pedroso

Saúde - Destaques

Encontro faz parte das ações da 7ª Semana do Bebê de Várzea Paulista

Na manhã de quarta-feira (21), a CEMEB Dirce Pedroso no Jardim Promeca, promoveu a palestra ‘A importância da atualização da caderneta de vacinação”, com a enfermeira Elaine Zanetti, da UBS Jd. Promeca. Pais e mães participaram do encontro e puderam tirar todas as suas dúvidas com a profissional.

A enfermeira ressaltou a importância de guardar com cuidado a carteira de vacinação e dos pais seguirem o calendário de imunização disponibilizado pelo SUS. “A carteirinha é um documento com informações essenciais sobre o bebê”, diz. “Muitos pais ficam sentidos de ver a criança tomando uma agulhada, mas se a criança fica doente e internada quantas agulhadas ela vai tomar?”, questiona Elaine. “A imunização é a maneira mais segura de prevenir doenças. Tanto para o seu filho, como para a sociedade como um todo”, destaca a profissional.

Os pais também puderam aprender sobre a dosagem, idade certa e intervalo entre as vacinas; sobre como o município se organizou para aproveitar as dosagens de cada frasco de vacina, realizando a imunização com agendamento; além de esclarecer as dúvidas sobre o sarampo. “Essa é uma doença gravíssima, que pode causar surdes, cegueira e até levar a morte”, alerta a enfermeira. “Atualmente o município não apresenta casos positivos da doença e a vacinação segue apenas o calendário formal. Mas estamos sempre atentos e qualquer nova orientação sobre a imunização da população será prontamente repassada à população”, informou Zanetti.

A diretora da Cemeb, Ana Flávia Arruda explicou aos pais que o programa Primeiríssima Infância é intersetorial, envolvendo as unidades de Educação, Saúde e Desenvolvimento Social. “Quando necessário entramos em contato com as outras unidades para saber o andamento de determinado caso, saber se a criança passou no médico, se tomou a vacina que estava em atraso. Todo nosso trabalho é feito apenas para fortalecer os cuidados com as crianças”, ressaltou.

Entre as participantes da palestra, Manuela Belém, que tem sua filha de 2 anos atendida pela creche, avaliou o encontro como excelente. “Tirei todas as minhas dúvidas. Gosto de buscar informações, a saúde dos meus filhos é sempre uma prioridade para mim”, disse a mãe.

Caminhada do Bebê

O encontro faz parte das ações da 7ª Semana do Bebê de Várzea Paulista. Durante toda a semana ações serão realizadas em todas as CEMEBs do município e sábado (24) acontece o encerramento, com a Caminhada do Bebê.

A concentração da caminhada será a partir das 8 horas em frente à Prefeitura Municipal. A caminhadaterá início às 9 horas, seguindo da Avenida Fernão Dias Paes Lemes até a praça CEU.

No local, profissionais da Educação, Saúde e Desenvolvimento Social realizarão brincadeiras com as crianças e adultos, com bambolês, corda, peteca, bilboquê, zumba kids, pintura de rosto, contação de histórias, entre outros. Na praça CEU as crianças poderão se divertir com brinquedos infláveis, cama elástica, pipoca, algodão doce, apresentação de música, danças e brincadeiras para toda família.

O Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) está localizado na Rua João Póvoa, s/n – Jardim do Lar.