Entenda a obra sob as Avenidas Fernão Dias e Bertioga

Destaques

Trabalhos iniciais para troca de tubulação existente por linhas de aduelas tiveram início na manhã desta quarta-feira (21)

Um complexo serviço teve início na manhã desta quarta-feira (21), no Centro de Várzea Paulista: a obra de drenagem de águas das chuvas (pluviais) sob as Avenidas Fernão Dias Paes Leme e Bertioga. A Prefeitura de Várzea Paulista gerencia as ações, para aumentar a capacidade de escoamento do Córrego Bertioga, no menor prazo possível. Os tubos existentes, ao serem trocados por três linhas de aduelas, vão aumentar em 85% a capacidade de escoamento.

A nova vazão gerada pela substituição da estrutura de drenagem só será liberada quando for concluído o túnel, sob a ferrovia, um trabalho que não está no projeto do que já está em andamento. A obra subterrânea, já com projeto executivo próprio concluído, será feita nas proximidades de uma empresa têxtil, no Jardim Primavera. O Governo Municipal busca os recursos necessários para licitar essa intervenção, o que permitirá o início dessa outra frente de trabalho o quanto antes.

Nesta semana, apenas o lado da Avenida Fernão Dias no sentido Jundiaí está recebendo os trabalhos. Nesta quarta-feira, os agentes iniciaram a retirada do asfalto e escavação. Segundo técnicos que acompanham as obras, a ideia é que os motoristas e pedestres se adaptem à nova situação, que já demanda rotas alternativas, antes de abrir o outro lado da via, no sentido Campo Limpo Paulista. Os serviços passarão a ser feitos do outro lado, na próxima semana, se as condições de tempo permitirem.

O espaço em obras está devidamente sinalizado e protegido por barreiras de concreto, assim como os desvios necessários aos motoristas.

A ideia é que — após a conclusão de todos os trabalhos entre o Córrego Bertioga e o antigo Sítio dos Padres, previstos no projeto executivo dos trabalhos já em execução, e o término do túnel sob a ferrovia —, seja solucionado o problema dos alagamentos no córrego.

Conjunto de ações

Após uma nova licitação, a empresa licitada para retomar os trabalhos de macrodrenagem no Córrego Bertioga iniciou suas atividades, recentemente.

A finalização da estabilização das laterais e canalização entre a Avenida Fernão Dias Paes Leme e Rua Atroaris, com a manta de gabiões (estrutura de pedras) concretada, nas encostas e fundo do córrego, já está caminhando. Os serviços para a construção do reservatório (piscinão) próximo ao antigo Sítio dos Padres também já foram iniciados.

O contrato com a construtora também prevê a conclusão da estabilização e canalização do córrego, entre as Ruas Atroaris e Potiguara.