Várzea Paulista incentiva a prática do basquete

Esporte e Lazer - Destaques

Cidade conta com equipe profissional e sub-19 e oferece aulas para crianças e jovens de 10 a 18 anos

A Prefeitura de Várzea Paulista iniciou um trabalho forte com o basquete. No primeiro semestre, o Município montou sua primeira equipe sub-19 da modalidade, que disputa a Série B do Campeonato Paulista (ocupa o 4º lugar), e hoje conta com seu primeiro time profissional de basquete, no aguardo de iniciar sua primeira competição oficial. A cidade também já tem aulas de basquete para munícipes de 10 a 18 anos. “Havia uma falta de referência para munícipes varzinos que se identificam com esse esporte. Queremos que essas equipes possam ser esse incentivo. Estamos investindo no transporte desses atletas e na estrutura para treinos e queremos fazer cada vez mais investimentos e buscar, principalmente com bons resultados, novos parceiros. A ideia é que a cidade goste desse esporte”, declara o prefeito Juvenal Rossi.

Segundo o prefeito, que conheceu pessoalmente e incentivou os atletas da equipe profissional, em seu gabinete, na tarde da última quarta-feira (14), Várzea Paulista está melhorando a estrutura para a prática do basquete na cidade. O Parque Chico Mendes, que teve as duas quadras poliesportivas reformadas recentemente, recebeu tabelas de basquete, com as cestas.

Segundo o técnico das duas equipes montadas pela Prefeitura, Rodrigo de Oliveira, os atletas da cidade já possuem convênios com a academia Interagir e a clínica Clinic Medicina Diagnóstica, que lhes presta assistência médica. O prefeito se colocou à disposição para ajudar o time a contar com novos patrocinadores, assim que possível.

De acordo com Rossi, com as finanças da cidade mais equilibradas, já será possível planejar o uso de mais recursos na área do esporte, algo que poderá beneficiar diretamente o basquete, com valores maiores, a partir de 2020. O Fundo Municipal do Esporte, criado recentemente pela Prefeitura, também já permite o uso de doações e verbas conquistadas por meio de ações como eventos para a prática esportiva na cidade.

Crianças e adolescentes da cidade com interesse em participar das aulas de basquete, entre 10 e 18 anos de idade, devem buscar as informações mais detalhadas sobre os horários e dias dessas atividades com a equipe da pasta de Esporte do Ginásio Ayrton Senna da Silva, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. Basta se dirigir pessoalmente ao local ou entrar em contato pelo telefone 4595-5538. O ginásio fica na Rua Aristides Nivoloni, 240 — Jardim Maria de Fátima.

Experiência a serviço do basquete na cidade

Rodrigo de Oliveira fez carreira em diversos times do Brasil e exterior, sempre com boas classificações nos campeonatos disputados. Após iniciar sua trajetória no Continental Parque Clube, da capital paulista, o atleta conseguiu uma oportunidade no Palmeiras, clube que defendeu em dois momentos da carreira. Antes de encerrar sua jornada como atleta, por problemas de saúde na família, Rodrigo também defendeu equipes dos EUA e México.

Várzea Paulista já compete

O time sub-19 já disputa a Série B do Campeonato Paulista de Basquete. A equipe, em 4º lugar, enfrenta Abasc (Caraguatatuba) no próximo dia 21 de agosto, às 18h30, no Ginásio Ayrton Senna da Silva, com entrada franca. Se vencer a competição de pontos corridos, em dois turnos, a equipe disputará a Divisão Especial, que conta com os maiores times do estado, em 2020.

Na noite de quarta-feira (14), o time profissional realizou um amistoso contra o time CB Jundiaí, da cidade vizinha, no Ginásio Ayrton Senna da Silva. A equipe varzina venceu por 81 a 40.