Bom exemplo de munícipe é destaque na Vila Tupi

Destaques

Com objetivo de preservar a natureza e evitar o descarte incorreto de lixo, Renato Batista confeccionou placas informativas para preservação da natureza

 

 

Renato Batista de Lima, 53, é morador da Rua Potiguara, na Vila Tupi, há 17 anos. Casado, divide seu tempo no trabalho (massoterapia e quiropraxia), na caridade – dando aula para crianças carentes duas vezes por semana –, e no cuidado com o meio ambiente. “O que faço é simples, mas é o que posso fazer, é de coração”, explica.

 

O local onde mora sofria com a falta de conscientização de algumas pessoas sobre o descarte de lixo. “Quase todo dia o pessoal jogava sofá, televisão, era bicho morto dentro da água. Era muita sujeira aqui!”, conta Renato, que resolveu fazer a diferença cuidando da rua.

 

“Então eu comecei a plantar, devagarzinho mesmo, do meu jeito. O que posso fazer, eu vou fazendo. Varro a rua todo dia”, explica. Mas o senhor decidiu ir adiante e começou a confeccionar diversas placas no entorno da rua com frases de conscientização sobre o lixo. O objetivo era preservar a natureza.

 

 

“Hoje ninguém está jogando mais nada. Mas se jogar, eu converso com toda educação com a pessoa. Se todo mundo fizer um pouquinho, Várzea Paulista pode ficar mais bonita. E agora que asfaltaram a rua aqui, ficou muito bom, parabéns!”, revela.

 

“Infelizmente, às vezes ainda acontece. Ainda têm pessoas que arrancam as placas e jogam no rio. Teve um episódio que eu coloquei uns banquinhos aqui para as crianças das escolas esperarem o transporte escolar debaixo das árvores, mas um rapaz arrancou e também jogou no rio. É uma pena que não tenham conscientização sobre o lixo e a natureza”, pondera.

 

 

O morador também confeccionou tambores em latas de lixo, no total são oito, para os munícipes jogarem o lixo no local correto, o que ajudou a diminuir a sujeira na rua. “Tem um pedacinho que comecei a cuidar agora, estou plantando há oito meses, pode ver que as árvores estão todas novas. Esse é o pedaço onde as crianças sobem pra ir à escola”.

 

As placas podem ser conferidas na Rua Potiguara, na Vila Tupi. O local é exemplo de conservação.