Várzea Paulista realiza Festival de Futsal Masculino sub6 e sub8, no sábado (17)

Destaques

Crianças de 6 a 8 anos de idade do Pasf (Programa Atleta do Futuro), poderão exercitar a prática do esporte de forma mais competitiva

Neste sábado (17), das 9 às 13 horas, o Ginásio Ayrton Senna da Silva sedia o Festival de Futsal Masculino. De 150 a 200 alunos participantes do Pasf (Programa Atleta do Futuro), parceria entre a Prefeitura de Várzea Paulista e o Sesi-SP (Serviço Social da Indústria) devem estar presentes e participar das atividades lúdicas ao longo da festa. A entrada será gratuita. Segundo a chefe de Competições da Unidade Gestora Municipal de Esporte, Gerlândia Oliveira, o intuito da atividade é fazer que as crianças peguem gosto pela prática do futsal, por meio dos jogos que serão realizados.

Os alunos serão divididos em times de jogadores de 6 a 7 anos, que se enfrentarão entre si; os demais, de 8 anos, jogarão apenas contra alunos da mesma idade. O Sesi fornece as medalhas que serão distribuídas a todos os participantes do festival.

A gestora faz questão de agradecer aos demais integrantes da Unidade Gestora de Esporte, organizadora do evento. “Faço questão de enaltecer o trabalho do coordenador do Pasf em nossa cidade, o professor Alexandre Martins, e do instrutor das crianças nas atividades do programa, o professor José Carlos Gonçalves, ‘Paquinha’. Eles também são muito importantes para a realização desta edição do festival”, reconhece Gerlândia.

O Ginásio Ayrton Senna da Silva fica na Rua Aristides Nivoloni, 240 — Jardim Maria de Fátima.

Mais sobre o programa

O Pasf contempla crianças e adolescentes entre 6 e 17 anos e os ensina, além do esporte em si, valores como ética, superação, trabalho em equipe, saúde, respeito e autoestima. As atividades estão organizadas em três fases, adequadas a cada faixa etária:

6 a 8 anos — os instrutores trabalham para promover qualidade de vida, integração e socialização por meio de jogos e brincadeiras lúdicas. A partir dos oito anos, os participantes iniciam a prática esportiva, conhecendo as diversas modalidades e suas diferenças;

11 a 17 anos — os alunos realizam treinos específicos de uma modalidade esportiva. Nessa fase, os atletas podem representar a equipe do Sesi-SP em competições estaduais e nacionais.

Como se trata de um programa com a metodologia do Sesi-SP, o cronograma de aulas esportivas é complementado por intensa programação nos finais de semana com a participação da família. Todos os profissionais envolvidos recebem capacitações e os alunos têm acesso aos materiais necessários para a prática de diferentes modalidades do esporte.