Projeto de Saúde e Qualidade de Vida é apresentado aos alunos do EJA

Educação - Destaques

Ação que promove o bem-estar foi apresentada a 80 estudantes da Cemeb Pref. João Aprillanti

 

 

Os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), da Cemeb Pref. João Aprillanti, localizada no bairro Santa Terezinha, foram apresentados ao projeto Saúde e Qualidade de Vida EJA 2019. O encontro aconteceu na noite de quinta-feira (08) e contou com a presença de aproximadamente 80 alunos.

 

O projeto tem como objetivo a conscientização sobre a importância da prática esportiva e de uma alimentação saudável. Com isso, espera-se proporcionar uma melhor qualidade de vida aos participantes, principalmente as pessoas portadoras de doenças crônicas, como diabetes, pressão alta, colesterol, entre outras.

 

 

A diretora do EJA em Várzea Paulista, Vani de Paula, destaca que este é um projeto piloto, mas que se a iniciativa for aprovada pelos alunos, o intuito é levar a mais escolas. “Se o corpo não está bem, a cabeça não fica bem. Com essa iniciativa, pretendemos que os alunos fiquem mais produtivos e aprendam melhor”, ressalta.

 

 

De acordo com o idealizador da iniciativa, o servidor público de Várzea Paulista há 11 anos, o professor de Educação Física Fabiano Mantovani, a iniciativa é desenvolvida desde 2015, com ótimos resultados. “Comecei o projeto na iniciativa privada com bons resultados. Em 2018 levamos a CEMEB Carlos de Almeida, atendendo 45 servidores. E em março deste ano, começamos a desenvolver o trabalho na Unidade Gestora de Educação”, conta. “Nosso foco é na qualidade de vida, prática esportiva e alimentação saudável, que consequentemente proporcionam uma melhora na saúde, disposição e perda de peso”, explica o professor.

 

Segundo Mantovani é gratificante ver a evolução dos participantes. “É um trabalho prazeroso, acompanhar a evolução das pessoas nas atividades físicas, diminuição de medidas, e às vezes, até mesmo na quantidade de medicamentos”, relata. O projeto começa com a realização de uma ficha de anamnese dos participantes, com informações sobre idade, peso, altura, profissão, uso de medicamentos, pratica de atividades físicas, se é fumante, entre outros.

 

 

Saúde e Qualidade de Vida

 

A cada 15 dias será feita a aferição de peso e medidas de cada aluno, analisando os dados até dezembro. Os alunos serão acompanhados pelos professores de educação física Carlo Melo e Felipe Pires, que trabalharão com atividades moderadas na quadra, respeitando a saúde física e mental de cada aluno, além de textos sobre alimentação saudável. O professor de artes, Alfredo Ferreira ensinará os alunos a montar uma horta vertical e paisagismo em torno da unidade escolar.

 

 

Mantovani informa que a equipe está preparando uma palestra com nutricionista para tirar dúvidas dos participantes e parceria com enfermeiras para fazer a aferição de pressão e teste de destro nos alunos. No final do ano, o projeto será encerrado com um café saudável coletivo e a apresentação dos resultados obtidos durante os cinco meses de trabalho.

 

Para o gestor de Educação e vice-prefeito, Rodolfo Braga, quando se investe em educação e qualidade de vida, reflete-se no futuro da cidade e de seus cidadãos. “É um projeto muito importante e todos aqui da Unidade Gestora de Educação estão muito empenhados, tenho certeza que já é um sucesso, teremos excelentes resultados”. 

 

Vagas para o EJA

 

Continuam abertas as vagas para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) em Várzea Paulista. O programa é dividido em dois segmentos que abrangem os nove anos do Ensino Fundamental (não há aulas de Ensino Médio na modalidade).

 

Os interessados devem ter a partir de 15 anos e entrar em contato diretamente com a escola que pretende se matricular.

Confira a lista de CEMEBs que oferecem a modalidade no município:

 

 

 EJA I — 1º segmento (Ensino Fundamental I — 1º ao 5º ano)

 

• Cemeb Erich Becker: Rua dos Canários, 160 — Cidade Nova II — telefone: 4493-1009;

 

• Cemeb Pref. João Aprillanti: Rua Valentina de Castro, 397 — Vila Santa Terezinha — telefone: 4596-4429;

 

• Cemeb Prof.ª Edite Schneider: Rua Embu, 355 — Alto do Pinheirinho — telefone: 4606-5551;

 

• Cemeb Prof.ª Palmyra Aurora D’Almeida Rinaldi – Rua Itaipu, 150 — Parque Guarani — telefone: 4606-5550;

 

• Cemeb Prof.ª Juvelita Pereira da Silva: Rua Montes Claros, 50 — Vila Real — telefone: 4596-1801.

 

 

EJA I — 2º segmento (Ensino Fundamental II — 6º ao 9º ano)

 

• Cemeb Pref. João Aprillanti: Rua Valentina de Castro, 397 — Vila Santa Terezinha — telefone: 4596-4429.