VII Festival Expressão Brasil Capoeira acontece neste sábado (10)

Esporte e Lazer - Destaques

Evento, aberto ao público, marca os 30 anos do Grupo Capoeira Brasil

Neste sábado (10), será realizado o XVII Festival Expressão Brasil Capoeira, no Espaço Cidadania, às 15 horas, em Várzea Paulista. O objetivo do encontro é integrar e fazer a troca de conhecimento dos praticantes de capoeira de vários núcleos.

O Festival contará com show de capoeira, dança afro, apresentação dos mestres e convidados. Além, do batizado e troca de graduação dos alunos dos projetos mantidos pela Prefeitura, da Melhor Idade, Vila Popular e Parque das Orquídeas.

O mestre Bola Sete, Edvaldo Pereira dos Santos, ressalta que o festival marca os 30 anos do Grupo Capoeira Brasil. “Nestas três décadas, foi desenvolvida uma grande consciência e reconhecimento sobre o trabalho da Capoeira, que passa por grande preconceito por vir da Cultura Africana”, explica. “Mas o trabalho que fazemos na cidade conquistou o reconhecimento de ferramenta de cidadania, agregando cultura e educação, principalmente entre jovens e crianças”, destaca o mestre.

Atualmente, a capoeira em Várzea Paulista já passa para as novas gerações. “Muitos adultos que praticavam capoeira na juventude, hoje trazem seus filhos. Pessoas que conheceram a modalidade há 30 anos agora inserem seus filhos, isso para mim é muito positivo”, informa. “Mais do que a quantidade de alunos que conquistamos nesse período, valorizamos a qualidade do trabalho que é feito em Várzea Paulista”, conclui Bola Sete.

O XVII Festival Expressão Brasil Capoeira acontece a partir das 15 horas, no Espaço Cidadania – Av. Ipiranga, 151 – Centro, Várzea Paulista. O evento é gratuito e aberto a toda população.

Programação:

08/08: -19h – Festival Cantigas, com palestra do Mestre Curumim sobre Neurociência na Capoeira, na sede Grupo Capoeira Brasil (GCB) de Várzea Paulista.

-19h – Filme “Besouro” no projeto Cinema de graça na Praça CEU, oferecido pelo Ponto MIS, na Praça CEU.

09/08: -13h – 12º festival de Capoeira Inclusiva na APAE Várzea Paulista.

-19h – Vivência com o Mestre Paulinho Sabiá e Mestre Maurão na APAE Várzea Paulista.

10/08: -09h – Vivência com Mestre Pequinês no Ginásio de Esportes Ayrton Senna.

-15h – Festival XVII Expressão Brasil Capoeira no Espaço Cidadania.