7ª Semana do Bebê tem início em Várzea Paulista

Destaques

Mais de 300 pessoas participaram da abertura do evento, que contou com uma palestra sobre o “Marco Legal da Primeira Infância”

 

Na última segunda-feira (5), foi realizada a abertura da 7ª Semana do Bebê em Várzea Paulista. O evento realizado no Espaço Led’s contou com a presença de mais de 300 pessoas. Este ano, a Semana do Bebê tem como tema “Estimular e Brincar é uma forma de Amar”.

 

Atividades culturais abrilhantaram o evento, com a apresentação em libras dos hinos nacional e de Várzea Paulista pelos alunos da Cemeb Juvelita Pereira, com a professora Dilma, e do aluno da Escola de Música Matheus Facioli acompanhado do professor Tiago Costa, que tocaram a música Aquarela, de Toquinho.  

 

 

A articuladora regional do programa Primeiríssima Infância, Ligia Besteti falou que a iniciativa vive um momento especial. “Há sete anos éramos uma semente e hoje somos uma árvore. Cada um dos presentes aqui é uma raiz. E ainda temos muito espaço para crescer”, relata. “Temos que acolher as crianças que chegam a esse mundo, melhorar a qualidade do atendimento a gestantes e bebês, e assim, construir um futuro mais sadio e menos violento”, afirmou.

 

 

O prefeito Juvenal Rossi mostrou sua alegria com o desenvolvimento do programa em Várzea Paulista. “Com o Primeiríssima estamos criando um novo rumo para a nossa cidade. Ligia Besteti acreditou neste programa e envolveu a todos nos com suas ações”, disse. Juvenal fez um convite aos presentes. “Vamos sonhar juntos e mudar a realidade de Várzea Paulista”.

 

 

O vice-prefeito e gestor de Educação, Rodolfo Braga, lembrou que a primeiríssima infância é de extrema relevância para o desenvolvimento infantil. “Precisamos refletir sobre a vida de nossas crianças e de como tudo o que vivem nos primeiros dias terão reflexo em seu futuro”. Também participaram do evento os gestores de Saúde, José Roberto Spinucci (foto abaixo); Desenvolvimento Social, Simone Bifani; Casa Civil, Ernaldo Artur; Desenvolvimento Econômico, Marco Bueno; Obras, Josué Santana, entre outros representantes da administração pública. Os vereadores Robertinho Almeida, Giba Moraes e o presidente da Câmara Guilherme Zafani.

 

 

 

Primeira Infância

 

O programa São Paulo pela Primeiríssima Infância é desenvolvido em 41 municípios do Estado. Na região de Jundiaí são nove cidades envolvidas: Várzea Paulista, Jundiaí, Campo Limpo Paulista, Itupeva, Itatiba, Morungaba, Jarinu, Louveira e Cabreuva.

 

O Primeiríssima trabalha nos eixos Formação, Mobilização, Governo e Gestão e Avaliação. A articuladora de Várzea Paulista Ruth Bittencourt, destacou que o comitê varzino acredita que cuidar de uma criança é garantir um futuro mais tranquilo para a sociedade, com mais afeto entre as famílias. “Os servidores de Várzea Paulista estão empenhados no desenvolvimento infantil, trabalhando ativamente com as gestantes e os bebês nas áreas da saúde, educação e desenvolvimento social”, explica. “Acreditamos que o trabalho que realizamos hoje vai resultar em uma sociedade mais igualitária”, finaliza Ruth.

 

 

 

Marco Legal da Primeira Infância

 

O evento contou com a palestra sobre o “Marco Legal da Primeira Infância” com o psicólogo Rodrigo Pierobon Rodrigues, que apresentou os desafios e os avanços da lei criada em 2016. “É muito importante ressaltar a existência de uma lei que trata exclusivamente das crianças de 0 a 6 anos”, afirma. “O marco deriva do ECA, que consequentemente vem da Constituição. Isso mostra, que quanto mais especificamos a lei, menos espaço temos para interpretações”, explica.

 

 

O especialista ressalta que nos últimos anos vivemos um momento de mudança e valorização da infância. “Sabemos das várias realidades dentro do nosso país, mas no estado de São Paulo temos uma legislação que valoriza o convívio com a família e a sociedade. Um grande exemplo é a expansão do programa Primeiríssima Infância”, destaca. “Temos que trabalhar ativamente para que as garantias conquistadas sejam mantidas”, concluiu Rodrigues.