Prefeitura conhece estrutura de frigorífico varzino, novo investimento da cidade

Desenvolvimento Econômico - Destaques

BJP já contratou diversos funcionários varzinos e terá, no total, 200 funcionários, até primeiro semestre de 2020

O prefeito de Várzea Paulista, Juvenal Rossi, e diversas outras autoridades municipais realizaram uma abrangente visita à unidade do frigorífico BJP, na área industrial do bairro Parque Empresarial Olaria, na manhã desta quinta-feira (1º). Representantes da empresa apresentaram, em detalhes, as instalações e etapas produtivas do novo empreendimento varzino, que inicia sua produção na próxima terça-feira (6). O investimento representa nova oferta de empregos — ideia é ter 200 funcionários, até os primeiros meses de 2020 — e uma importante fonte de arrecadação tributária para o Município.

Os gestores municipais conheceram cada um dos recintos da empresa, como as várias câmaras frias e outros espaços que fazem parte dos 2.900 m² de área produtiva, que incluem até mesmo uma sala de descanso com jogos, para que os funcionários não saiam do prédio e, assim, mantenham os uniformes sem nenhum tipo de contaminação. O cuidado é necessário, pois os colaboradores manuseiam carnes e não podem, de maneira nenhuma, colocar em risco a ideal condição dos alimentos. Os 500 m² do prédio de apoio, que inclui refeitório e área administrativa, também foi apresentado às autoridades. Em uma das salas, de vendas externas, já há previsão de fechar exportações para a Argentina e países da África, de imediato, e, assim que possível, com as certificações necessárias, vender os produtos para os Estados Unidos e países europeus.

O frigorífico substitui o existente anteriormente, no bairro Agapeama, em Jundiaí, que passou a funcionar apenas como açougue. A unidade é dez vezes maior que a anterior e pretende ampliar bastante seu faturamento. A maior parte dos 40 funcionários do frigorífico que funcionava em Jundiaí, muitos dos quais varzinos, trabalhará na unidade varzina e todos os colaboradores já contratados para o novo empreendimento são de Várzea Paulista. Dos 65 funcionários atuais do frigorífico que inicia as atividades na semana que vem, 48 são varzinos.

O prefeito destacou a importância do novo investimento para a cidade por gerar impostos pagos diretamente ao município. “Procuramos deixar a cidade atrativa para novos investidores, que geram aumento de nossa arrecadação”, declarou Rossi.

A empresa atua como frigorífico desde 1998 e tem mais de 100 anos de tradição no ramo de açougues.

Cidade atrai investimento

Segundo o proprietário da empresa, César Iotti, bastante satisfeito com a empresa, seu pai já tem uma longa história em Várzea Paulista e a área, alta e bem arborizada, mostrou-se muito interessante para a implantação da indústria. “Eu gosto muito de Várzea Paulista. Gostei bastante deste local, por ser alto, agradável. Parece até ser uma chácara. Desde que comecei a planejar o frigorífico, em agosto de 2015, tive muito trabalho para conseguir construir e montar este empreendimento. Tive de comprar até mesmo um segundo terreno para que o frigorífico pudesse ter o espaço necessário”, explica.

O prefeito se disse muito honrado com o novo investimento, que dará uma chance a famílias varzinas, com as novas oportunidades de trabalho. O gestor fez questão de enaltecer que a Prefeitura tem feito o possível para melhorar a infraestrutura da cidade, com obras como o Viaduto da Ponte Seca, a fim de atrair novos investimentos, como o frigorífico. “Eu te dou os parabéns e agradeço a confiança em Várzea Paulista. Há um tempo atrás, existia um certo preconceito até mesmo para investir aqui na cidade”.

O empresário fez questão de enaltecer a administração municipal varzina atual, que tem zelado pela infraestrutura da cidade e por deixá-la adequada para receber investimentos. O apoio que foi dado pela Prefeitura foi fundamental para a instalação do frigorífico. “A rede de esgoto executada recentemente aqui perto, parceria da Prefeitura com a Sabesp, foi fundamental para conseguirmos instalar nossa empresa e também é benéfica para os demais empresários dessa parte da cidade. Circulo pela região e vejo que há coisas positivas sendo feitas no município”, agradeceu Iotti.

Novos postos de trabalho

Até os primeiros meses de 2020, o investidor pretende ter contratado 135 funcionários, além dos 65 que já possuem vínculo com o frigorífico. Durante a visita desta quinta-feira, o gestor municipal de Desenvolvimento Econômico, Marco Bueno, definiu com o empresário que divulgará as próximas vagas de emprego, com os requisitos necessários, na página do PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador). A partir de agora, quem busca uma oportunidade de trabalho no novo empreendimento deve ficar atento ao site clicando neste link.

O administrador aproveitou a oportunidade para destacar os números positivos da cidade, na criação de empregos formais: Várzea Paulista registrou 3,35% de aumento, enquanto o estado de São Paulo aumentou 1,27%, o Brasil teve crescimento de 1,06% e uma grande cidade de nossa região aumentou o número de vagas formais em 0,45%. Os dados são da Secretaria de Trabalho, do Ministério da Economia.