200 vans escolares são vistoriadas em Várzea Paulista

Trânsito - Destaques

Essa foi a 13ª vistoria conjunta entre a Prefeitura e o Detran

Nos dias 30 e 31 de julho, a Unidade Gestora de Trânsito e do Detran (Departamento Estadual de Trânsito) realizaram a vistoria de 200 vans de transporte escolar da cidade. Os motoristas apresentaram os veículos e documentação necessária aos responsáveis na Praça CEU (Centro de Esportes Unificados).

O trabalho executado foi à vistoria e inspeção dos seguintes itens: cintos de segurança de dois e três pontos, setas, luz de ré, lanternas de freio e lanterna de emergência, qualidade dos pneus, limpador para-brisas, retrovisores internos e das portas dianteiras, buzina, estepe, ferramentas: macaco, uma chave de roda e um triângulo para sinalização e extintor de incêndio. As condições gerais do veículo como abertura das portas, se existem bancos quebrados ou em mau estado, se as janelas estão funcionando corretamente, tudo é inspecionado.

Depois de vistoriada a van recebe um selo com os dados do veículo, a data de o vencimento da CNH (Carteira Nacional de Habilitação) do motorista e a assinatura do responsável pela vistoria.

Segundo o coordenador de transporte público de Várzea Paulista Dejair Pelini, a vistoria é a melhor forma de mostrar segurança para todos os envolvidos. “Os motoristas provam que estão trafegando de acordo com a lei e que seus veículos estão preparados para prestar este serviço. E para os pais e universitários é uma forma de saber que a van que estão usando é regularizada e está de acordo com a lei”, conclui.

Irregulares

As vans que não tiverem o adesivo não estão de acordo com a regularização e estão atuando na clandestinidade, esses veículos não podem realizar o transporte de pessoas, já que não atendem os requisitos básicos de segurança. Para denúncias de vans clandestinas basta entrar em contato com a Unidade Gestora de Trânsito pelo telefone (11) 4595-4009 ou na Guarda Municipal no 153.