Unidade de Trânsito recolhe veículos abandonados e torna a cidade mais limpa e segura

Retirada é feita mediante solicitação à Ouvidoria Municipal

A Unidade Gestora de Trânsito de Várzea Paulista realiza a retirada de veículos abandonados em vias públicas da cidade, em conjunto com o serviço de guincho particular. O setor faz o procedimento com base na Lei Municipal de Retirada de Veículos Abandonados (Lei nº 2.177/2013). “Com a medida, evitamos que esses automóveis poluam visualmente o local; abriguem prostituição, tráfico de drogas ou outras formas de violência; ou até mesmo gerem criadouros de dengue”, explica o gestor da pasta, Oseas Martins.

Segundo ele, todas as segundas-feiras, uma equipe do setor vai aos pontos que receberam reclamações na Ouvidoria do Município e faz as notificações. “Após esse procedimento, o proprietário tem o prazo de sete dias para recolher o carro e, quando isso não é feito, o automóvel é guinchado”, explica.

De acordo com o responsável, quando o carro vai a um dos quatro pátios de guincheiros particulares da cidade, o dono precisa fazer o pagamento de multas específicas e providenciar a documentação exigida pelo local, para poder recuperar o automóvel.

Martins explica que, a cada 10 notificações feitas, apenas dois carros precisam ser recolhidos, após o prazo de sete dias.

Como fazer a denúncia à Ouvidoria

Para denunciar a presença dos carros abandonados, basta contatar a Ouvidoria Municipal, junto ao qual a denúncia pode ser registrada pelo telefone 4595-0037 ou presencialmente (no Facilita), de segunda a sexta-feira, das 9 às 16 horas; ou pelo link, 24 horas por dia. Após abrir o protocolo, também há a opção de enviar possíveis fotos necessárias ao e-mail ouvidoria@varzeapaulista.sp.gov.br.

O Facilita está localizado na Rua João Póvoa, 97 – Jardim do Lar, Várzea Paulista.