Várzea Paulista recebe maior pacote de pavimentações e recapeamentos da história

Destaques

Mais de 300 vias, na maioria dos bairros da cidade, recebem asfalto pela primeira vez e/ou nova massa asfáltica; obras conferem melhores condições para o tráfego de veículos e pessoas

Desde 2013, a Prefeitura de Várzea Paulista vivencia o objetivo do programa Novos Caminhos, da atual administração: garantir aos motoristas e pedestres condições melhores de trafegar pela cidade. Mais de 300 vias públicas receberam pavimentação e/ou recapeamento, em todas as regiões do município, na grande maioria dos bairros. O Governo Municipal gerencia os trabalhos, custeados com recursos municipais, estaduais e federais. Nunca antes na história da cidade, foi feito tanto pela qualidade do asfalto, em um período tão curto.

A Vila Real foi beneficiada com um dos pacotes estruturais mais significativos. Ao longo de 2017, além de receber outras melhorias, como obras de drenagem de águas das chuvas, o bairro teve 36 vias pavimentadas, graças ao convênio da Prefeitura com o Governo Federal. As obras deram uma nova cara ao bairro e, junto de outras melhorias que o bairro recebeu, vão permitir, em breve, que moradores possam ter o título de posse de suas residências, algo sonhado por eles há muito tempo.

A Rua Assunção, por exemplo, antes de receber o asfalto, tinha uma pavimentação improvisada pelos moradores. Com a nova estrutura, o local, bastante íngreme, melhorou consideravelmente para o tráfego de veículos e até mesmo a caminhada de pedestres. Os moradores ficaram animados para construir suas calçadas. A Avenida Tanabi e a Rua Cardeal também chamaram atenção após ser pavimentadas. O novo trevo entre a Rua Ilha Bela e a Avenida Marginal do Rio Jundiaí, concluído no primeiro semestre de 2018, foi outro destaque entre os trabalhos realizados no bairro.

Quando o assunto é recapeamento, também há um grande volume de ações realizadas. Apenas em 2013, primeiro ano de gestão da atual administração, a Prefeitura conseguiu recapear 76 vias públicas, por meio de convênios com os Governos Estadual e Federal. A primeira contemplada foi a Rua José Rabelo Portela, na Vila Popular, que teve um trecho recapeado. A Rua Maria Elce Martins Bertelli, da Vila Ieiri, ainda tinha paralelepípedos e tinha a superfície irregular para o tráfego quando recebeu o novo asfalto, já no primeiro ano da atual gestão. No mesmo ano, a Rua Aparecida do Norte, que ainda não tinha asfalto, foi pavimentada e entregue à comunidade de uma maneira muito melhor.

Em 2018, diversas vias do município já receberam intervenções estruturais. Um destaque foi a Avenida Marginal do Rio, que teve 2,5 km recapeados, como parte de um convênio com o Governo Estadual. Uma demanda antiga da cidade era o recapeamento da Rua Sananduva, do Jardim América III. A via, que tinha muitos problemas para o tráfego de veículos e pessoas, teve um trabalho, também feito em 2018, bastante elogiado por moradores locais. Já em 2015, uma parte dela, pertencente ao Jardim América IV, também foi recapeada e contou com pavimentação no trecho que não possuía asfalto.

Em 2019, um grande pacote de recapeamentos está em andamento. Dentre diversas outras vias, as Avenida Duque de Caxias e Fernão Dias Paes Leme foram contempladas.