Operações tapa-buracos atendem a prioridades de Várzea Paulista

Destaques

Prefeitura procura contemplar pedidos recebidos por ordem de gravidade de buracos existentes nos bairros

A Prefeitura de Várzea Paulista busca responder à necessidade de operações tapa-buracos, dentro de suas possibilidades. As solicitações ou demandas identificadas pela própria administração são atendidas por ordem de prioridade. O serviço é feito com massa fria, produzida na Usina de Asfalto da Prefeitura, ou com massa quente disponibilizada por um fornecedor contratado. Como os recursos são escassos e a demanda é bastante alta, a administração municipal prioriza os locais com maior gravidade, com maiores transtornos causados.

A Unidade Gestora Municipal de Infraestrutura Urbana é a responsável por realizar o trabalho. O órgão recebe pedidos feitos diretamente por munícipes à Ouvidoria, além de indicações de vereadores ou de membros da Prefeitura, em especial servidores do próprio órgão, que identificam a necessidade do serviço.

A ação é feita de forma bastante cuidadosa. A massa quente, que tem período de cura (secagem e ganho da resistência adequada para a liberação do tráfego) menor, é a escolhida para a aplicação em períodos de chuvas. Esse tipo de massa seca mais rápido e evita o problema da perda do serviço (desmanche do asfalto aplicado), que poderia ser causado pelas águas sobre a massa ainda não curada e pronta. Já a massa fria, com tempo de cura maior, é usada quando o tempo está seco.

Segundo técnicos da Unidade Gestora de Infraestrutura Urbana, um fator importante para que a demanda pelo serviço seja alta é o fato de o asfalto varzino ser bastante antigo em vários bairros. Muitas vezes, após ser feita a ação, a própria via contemplada, com o pavimento aplicado há muitos anos, sofre a erosão por conta das águas das chuvas e/ou o tráfego de veículos e se abrem novas cavidades.

Registre seu pedido de operação tapa-buracos

A solicitação pode ser feita à Ouvidoria Municipal, que funciona de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas. O pedido pode ser realizado online, por meio do telefone 4595-0037; WhatsApp, no número 9.4365-2884; e-mail ouvidoria@varzeapaulista.sp.gov.br; ou pessoalmente, na Rua João Póvoa, nº 97 (piso térreo), Jardim do Lar, no prédio do Facilita.