Nova composição do Conselho de Assistência Social toma posse

Destaques

Membros iniciam mandato de dois anos, em busca de melhorias nas políticas sociais da cidade

 

 

 

A composição do CMAS (Conselho Municipal de Assistência Social) de Várzea Paulista que vai exercer o mandato pelos próximos dois anos tomou posse na manhã desta quinta-feira (27), na Câmara Municipal. Membros cujo trabalho se inicia oficialmente com a posse solene, na qual assinaram os termos de posse, vão atuar, no que tange às políticas públicas de assistência social, na fiscalização das ações do poder público municipal e na busca de inovações.

 

No biênio 2017-2019, a presidência foi ocupada por um representante da sociedade civil e agora assume um membro do poder público. O novo presidente do colegiado, Luiz Eduardo Gouvêa, diretor de Programas Especiais da Unidade Gestora de Desenvolvimento Social, assume o posto. “Quero agradecer à gestora municipal de Desenvolvimento Social, Simone Bifani, pela indicação ao cargo e pelo apoio que tem me dado. Vamos fazer um trabalho pautado em tudo o que for possível para fazer o melhor por Várzea Paulista. Agradeço o trabalho realizado pela composição que encerra o mandato e parabenizo os membros que começam seu mandato”, declarou.

 

 

Cleusa Duarte, presidente da composição que fecha o mandato, fez questão de agradecer a Deus, os conselheiros e os demais envolvidos no trabalho feito por ela ao longo dos últimos dois anos. Para ela, foi muito bom prestar esses serviços à cidade na qual vive há pouco tempo. A munícipe reconheceu o bom acolhimento que recebeu aqui, a ponto de exercer a presidência de um órgão tão importante. “Como assistente social que sou, por formação, aprendi muito neste Conselho. Quero agradecer a cooperação de todos, para o meu desenvolvimento pessoal e profissional”, destacou. Além de agradecer as autoridades presentes, em especial o prefeito Juvenal Rossi e Simone Bifani, Cleusa destacou o apoio dado pelo servidor do Cras (Centro de Referência de Assistência Social) Leandro Gonzaga, ao longo do mandato. “Mostrou ter compromisso com a causa e trabalhou arduamente”.

 

 

Importância do CMAS fica clara ao longo da posse

 

O prefeito Juvenal Rossi pediu apoio aos membros empossados para fazer os cadastros de moradores da Vila Real. Com esse passo, a Prefeitura poderá entregar os títulos de posse e escrituras dos imóveis a seus proprietários, provavelmente no ano que vem, após os trâmites burocráticos realizados junto ao Governo Estadual. O gestor se emocionou ao comentar o quão significativo será esse momento para essas pessoas, que há décadas aguardam a regularização de suas residências. O trabalho só será possível em razão de toda a reurbanização realizada recentemente pela atual gestão municipal, com a execução de escadas hidráulicas, pavimentação de 36 vias e outros trabalhos estruturais fundamentais. “Assim como os membros que encerram seu mandato foram importantes na prestação de contas relativas às obras que fizemos no bairro, contamos com vocês para que possamos fazer essa regularização de maneira justa. Essa regularização será importante até mesmo para que a Prefeitura possa instalar novos equipamentos públicos no bairro”.

 

 

O gestor também destacou que o Brasil vive um momento social complicado, em razão da crise vivida pelo país há cinco anos. O aumento do desemprego leva ao crescimento da demanda por serviços públicos, dentre os quais se encontram aqueles que serão fiscalizados ou propostos pelo CMAS. O prefeito também afirmou contar com os conselhos municipais para fomentar a discussão sobre maneiras de impedir que modernização das empresas agrave muito problemas como o desemprego e a desigualdade social.

 

Rossi opinou que os membros de conselhos municipais são mais importantes do que o próprio prefeito, pois, ao contrário dos gestores da Prefeitura, que recebem salário, atuam de maneira voluntária. O CMAS, na visão do prefeito, é importante para estimular as pessoas a terem um comportamento mais solidário. Para ele, os conselhos municipais, de maneira geral, são muito relevantes. “Esses órgãos têm sido importantes não só pela fiscalização que exercem, mas também por fazerem parte das soluções”.

 

 

O chefe da Casa Civil, Ernaldo Artur, também enalteceu os serviços prestados pela ex-presidente do órgão, que fizeram diferença para a população varzina. “Agradeço o trabalho que você fez, sem nenhuma remuneração, mas com muito amor”. O vereador Nil também esteve presente na solenidade. 

A gestora municipal de Desenvolvimento Social, Simone Bifani parabenizou os conselheiros, em especial a presidente. “Vamos continuar juntos. Sigo à disposição para aquilo de que vocês precisarem. Agradeço a vocês, conselheiros, os dois anos de batalha. Vamos todos juntos, agora com os novos conselheiros, para que tudo corra bem”, afirmou.

 

 

 

 

Composição dividida por representantes de cada setor ou órgão

 

Trabalhadores do Suas (Sistema Único de Assistência Social)

Titular: Adriana Rossi da Costa Caetano;

Suplente: Janaína de Aguiar Silva Pipoli;

 

Entidades e organizações de assistência social

Titular: Hosana Prestes Felício;

Suplente: Luiz Antônio Lopes Garcia;

 

Titular: Sônia Maria Damião;

Suplente: Roseli de Fátima Nogueira;

 

Usuários ou organizações de usuários

Titular: Carla Cristina Tornello de Lima;

Suplente: Dircélio Timóteo dos Santos;

 

Titular: Nayara Aparecida Moraes da Silva;

Suplente: vaga a ser preenchida em breve;

 

Entidades e organizações de trabalhadores do setor de assistência social

Titular: Sérgio Luiz de Oliveira Júnior;

Suplente: Neivaldo Fernando Neris;

 

Poder público

 

Unidade Gestora de Desenvolvimento Social

Titular: Luiz Eduardo Gouvêa;

Suplente: Nilcéia Aparecida Santos Garcia;

 

Titular: Reinaldo Antônio Silva;

Suplente: Andréa Bueno de Almeida Marra;

 

Unidade Gestora de Saúde

Titular: Michele Paola Costa Silva;

Suplente: André Ricardo Gonçalves Ramiro;

 

Unidade Gestora de Assuntos Jurídicos e Cidadania

Titular: Tathiana Pinheiro Camargo Rodrigues de Oliveira Souza;

Suplente: Vanessa Cassiano da Silva;

 

Unidade Gestora de Educação

Titular: Maria Aparecida da Silva Martins;

Suplente: Fernando Roberto Milani;

 

Unidade Gestora de Finanças

Titular: Gislaine de Lima Santos;

Suplente: Gisele Rosa Góes Vieira.