Sondagem do solo é realizada na linha férrea para dar andamento à obra do Córrego Bertioga

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No local será construído um túnel para aumentar a vazão do córrego até o Rio Jundiaí, na Marginal

 

 

 

Na última segunda-feira (24), foi realizada a sondagem de solo em quatro pontos entre a linha férrea e a marginal do Rio Jundiaí, para dar andamento a um novo passo da obra do córrego Bertioga – a construção de um túnel online/sistema não destrutivo, que fará a ligação do córrego com o rio. O trabalho de sondagem foi executado pela empresa licitada EAC Consultorias Ltda.

 

 

A sondagem analisa a resistência e a qualidade do solo. Amostras são encaminhadas para o laboratório para saber sua constituição. De acordo com ao gestor de Obras, Josué  Santana essas informações são essenciais para o desenvolvimento da obra. “Com os dados obtidos será determinado o tipo de concreto armado a ser utilizado para execução da obra”, explicou. “Com essas informações será realizado o projeto executivo da obra, para posteriormente, ser feita a licitação”, diz o gestor.

 

Josué explica a importância desta nova fase da obra do córrego Bertioga. “Tendo em vista que as obras do córrego, próximo a região do supermercado Boa, vão aumentar a vazão da água é necessário que a vazão sob a linha férrea seja proporcional, para evitar enchentes nas áreas residenciais e comerciais do trecho”, informa. O gestor de Obras informa que a construção do túnel seguirá o método não destrutível, para não atrapalhar o funcionamento da linha do trem.

 

 

O engenheiro civil da EAC Consultorias, Gabriel Martinazzo fez o acompanhamento dos trabalhos, que perfurou o solo em 7,5 metros. “Fazemos uma escavação e através dos golpes é determinada a resistência do solo. O trabalho é repetido até atingir a profundidade necessária”, explicou.

 

O projeto executivo será apreciado pela CPTM e CMRS, e posteriormente, após sua aprovação, servirá de base para a licitação da obra do túnel.