Prefeito conhece projeto ‘O Canto dos Pássaros’

Destaques

Iniciativa desenvolvida pela Unidade Gestora de Infraestrutura Urbana produz casa de passarinhos com material reciclável

Na última terça-feira (25), o prefeito Juvenal Rossi conheceu o projeto ‘O Canto dos Pássaros’, iniciativa desenvolvida pela equipe de carpintaria da Unidade Gestora de Infraestrutura Urbana, que produz casa de passarinhos com material reciclável.

Juvenal conversou com os carpinteiros, que produzem as casinhas e com as mulheres do Clube da Melhor Idade, que fazem a pintura do material. O prefeito aprovou a iniciativa e parabenizou todos os envolvidos. “Estou muito feliz em conhecer esse projeto e ver a dedicação de cada um na produção das casas. Ações como esta humanizam o serviço público e trazem uma nova experiência para a cidade”, relata. “Dessa ideia podem surgir outras e juntos vamos sonhando com uma cidade melhor”, afirmou o prefeito.

O Canto dos Pássaros

De acordo com Renato Germano, gestor de Infraestrutura, a ideia de implantar o projeto em Várzea Paulista surgiu após ver algo parecido, desenvolvido pela iniciativa privada em São Paulo. “Achei muito interessante e percebi que aqui na Prefeitura poderíamos desenvolve-lo sem custo algum, já que temos a mão de obra especializada e os materiais, que são obtidos no Ecoponto ou sobras dos trabalhos realizados na carpintaria”, explica.

Já foram produzidas 125 casinhas e mais 85 serão feitas para esta primeira fase, que terá início no Parque Chico Mendes, no campo do Jardim Diana e na área verde da Rua dos Alecrins, no Jardim Bertioga, nas próximas semanas.

As peças são produzidas pelos carpinteiros Vanderlei Guedes, servidor público há 13 anos e Cleber Gasparino, servidor público há 12 anos. A dupla vê na visibilidade do projeto uma valorização do trabalho realizado. “Assim que o trabalho nos foi apresentado, já abraçamos a ideia”, fala Vanderlei. “É gratificante ver que esses materiais que iriam para o lixo se transformam em algo tão bonito através do nosso trabalho”, conta Cleber.

As casinhas são produzidas com compensado e madeiras recicladas e o telhado é feito de pneus, tudo aproveitado de sobras de materiais da Prefeitura ou obtidos no Ecoponto. Os servidores públicos utilizam os momentos de folga para produzir as peças.

Segundo Germano, o projeto levará mais cor para a cidade. “As casinhas vão embelezar e atrair pássaros. Vamos monitorar o trabalho, e se tudo der certo, nossa ideia é expandi-lo para outras áreas verdes da cidade”, afirma o gestor.

Clube da Melhor Idade

A decoração das casinhas fica por conta das participantes do Clube da Melhor Idade, que sob a orientação de Maria Neuza Biazotti. “Aqui fazemos tudo com muito carinho e dedicação, como se as peças fossem nossas. As meninas ficam tão concentradas, que terminam a pintura rapidamente”, conta. “Ficamos felizes em contribuir com um projeto tão bonito”, afirma a professora.