Parque Chico Mendes ganhará escultura feita por cidadão varzino

Destaques

José Roberto Zanama, artista plástico do Jardim Paulista, exibe seu talento voluntariamente e embeleza local, com gavião de madeira

O Parque Ecológico Chico Mendes está prestes a receber um gavião de madeira. Na área externa, bastante usada para caminhada, um eucalipto está sendo transformado por um cidadão do Jardim Paulista: José Roberto Zamana. O munícipe, de 63 anos, caminha com netos no local às vezes e decidiu presentear o parque com uma obra, que vem sendo feita desde quarta-feira (19), de forma voluntária. “Eu vi essa árvore enquanto caminhava e pensei em fazer uma águia”, diz, enquanto mostra à nossa reportagem a imagem que lhe serviu de inspiração para esculpir o animal no tronco.

Após ter a ideia, Zamana procurou a Unidade Gestora Municipal de Infraestrutura Urbana, que o aprovou e acompanha o trabalho artístico que vai embelezar um espaço muito utilizado no Parque. O cidadão varzino escolheu essa produção para estrear a motosserra que comprou, (máquina credenciada no Ministério de Meio Ambiente).

O artista, que vive em Várzea Paulista há cinco anos, tem o hobby de fazer esculturas desde criança, quando começou a trabalhar com giz e percebeu que tinha essa aptidão. A ação no Chico Mendes é mais uma das que o realizam como pessoa. “É o meu prazer. É um trabalho que gosto de fazer”.

Em breve, o gavião estará pronto para quem quiser apreciá-lo, ao longo de uma boa caminhada ou de um momento com pessoas queridas.

Em paralelo, a Unidade Gestora de Infraestrutura Urbana gerencia a implantação do projeto Casa dos Pássaros, que serão pequenas casinhas colocadas em uma árvore seca plantada recentemente, próxima ao ponto que ganhará a escultura. Aproximadamente 80 casinhas já foram feitas por agentes da carpintaria, com materiais recicláveis, e receberam acabamento de uma artista plástica da Prefeitura e o grupo da Terceira Idade. Em breve, com a conclusão dos demais viveiros, eles serão colocados na árvore, para receber as aves.

O Parque Chico Mendes fica na Rua São Vicente, s/n — Jardim Paulista — Várzea Paulista.