Prefeitura apresenta à Caixa projeto de melhorias na Avenida Bertioga

Infraestrutura - Destaques

Ideia é fazer um grande trabalho de canalização, pavimentação, recapeamento, calçamento e construção de espaço de lazer

Gestores da Prefeitura de Várzea Paulista apresentaram a representantes da Superintendência Regional de Jundiaí da Caixa Econômica Federal um projeto básico de um grande conjunto de intervenções urbanísticas na Avenida Bertioga, na tarde da última sexta-feira (14). No prédio do órgão regional, os administradores varzinos explicaram os trabalhos projetados, de forma geral. O documento fica agora sob a análise da equipe regional da Caixa, que emitirá um parecer, por aproximadamente 20 dias, ao Ministério do Desenvolvimento Regional, para uma possível liberação de repasse federal.

Na Avenida Bertioga — sentido bairro —, da Rua Potiguara à nascente do córrego, estão previstas as obras de canalização das encostas, de forma semelhante à já feita no trecho já estabilizado; recapeamento e pavimentação; calçamento; e área de lazer em torno do reservatório (piscinão), que incluiria uma pista de caminhada e uma academia ao ar livre. Trata-se de um projeto elaborado pela Unidade Gestora Municipal de Infraestrutura Urbana.

Uma equipe técnica regional da Caixa está analisando o projeto para verificar a real necessidade dos trabalhos e se são possíveis. Após um período de aproximadamente 20 dias de análise, os profissionais emitirão um parecer, que será encaminhado ao Ministério do Desenvolvimento Regional. O prefeito de Várzea Paulista, Juvenal Rossi, e outros gestores municipais estiveram na sede da pasta, em Brasília, em março, e foram orientados a fazer essa apresentação inicial à Superintendência Regional. Se houver parecer favorável da Caixa, o Ministério vai analisar qual dos tipos de repasse poderá encaminhar à cidade e qual o valor possível, para a viabilização das obras projetadas.

Participaram da reunião de sexta-feira o gestor municipal de Infraestrutura Urbana, Renato Germano, o diretor de Relações Governamentais, Felipe Villela; e, como representantes da Superintendência Regional, o engenheiro civil Cristiano Ienne, o supervisor de Filial Wagner Matsubara e o representante da Caixa em Várzea Paulista, Fabio Velloso.

Retomada

O restante do pacote de obras que já estavam em execução na Avenida Bertioga e que atualmente estão paralisadas — convênio com o Governo Federal — já está na fase final da licitação. A Prefeitura aguarda os últimos trâmites do processo licitatório, para poder dar a ordem de início, provavelmente no começo do segundo semestre, à nova empresa que será contratada. A organização será a responsável pelo restante dos trabalhos projetados.

As ações que ainda precisam ser realizadas, sob gerenciamento da Unidade Gestora Municipal de Obras, são: término do recapeamento dos trechos que já receberam a nova base asfáltica, reparos nas encostas já estabilizadas, travessia de águas das chuvas sob a Avenida Fernão Dias Paes Leme, e construção do reservatório próximo ao antigo Sítio dos Padres.

Projeto de obra sob ferrovia

Uma intervenção abaixo da ferrovia que corta o município, para aumentar a capacidade de escoamento do Córrego Bertioga, já tem o projeto executivo em andamento. A administração municipal entende que esse trabalho será fundamental para que, assim que houver o trabalho sob a Avenida Fernão Dias Paes Leme, o alagamento não ocorra na área próxima à ferrovia, onde há várias residências.