Prefeitura renova Programa Atleta do Futuro por mais um ano

Esporte e Lazer - Destaques

Interessados devem se dirigir ao Ginásio Ayrton Senna da Silva, às segundas-feiras, das 13 às 16h30, e quartas-feiras, das 9 às 12 horas

O prefeito de Várzea Paulista, Juvenal Rossi, assinou, na manhã desta terça-feira (11), em seu gabinete, a renovação do PAF (Programa Atleta do Futuro), parceria com o Sesi-SP (Serviço Social da Indústria) até dezembro de 2019. A formalização foi feita na presença de representantes da escola e dos proprietários da empresa madrinha da parceria, Femes Ferramentaria, que patrocina o programa na cidade. O gestor municipal de Esporte, Tiago Silso, e o professor municipal que coordena o programa na cidade, Alexandre Martins, também participaram. Após a fase poliesportiva, os interessados varzinos poderão realizar aulas de futsal masculino.

O prefeito fez questão de enaltecer a importância do programa e da empresa que vai patrocinar a parceria, com o custeio da estampagem do logotipo dela própria e do brasão da Prefeitura nas camisetas. “Este é o modelo que deve ser seguido. E em todo ano é necessário esse importante apoio da iniciativa privada”, afirmou.

Além do patrocínio da empresa madrinha, o contrato oficializa a continuidade da parceria: a Prefeitura fornece o espaço físico e professores para a realização das atividades e o Sesi dá os treinamentos pedagógicos aos docentes, oferece sua metodologia e garante os uniformes para as atividades a serem feitas pelos atletas. Cada aluno do PAF recebe, gratuitamente, duas camisetas e um shorts, para as atividades esportivas.

Os alunos, ao realizarem a inscrição, ganham automaticamente a carteirinha do Sesi-SP e podem usufruir as vantagens de sócios, inclusive com a prática esportiva nos espaços da escola. A família do participante do PAF pode se associar com um custo reduzido.

Como se inscrever

Os interessados devem se dirigir ao Ginásio Ayrton Senna da Silva, às segundas-feiras, das 13 às 16h30, e quartas-feiras, das 9 às 12 horas. É necessário que o garoto esteja acompanhado pelo responsável legal e leve cópias do RG (caso o garoto não tenha esse documento, deve levar a cópia da certidão de nascimento) e CPF de ambos, além de uma foto 3×4 do interessado em participar das aulas. Um formulário deve ser preenchido. As matrículas precisam ser feitas com o professor Alexandre Martins. As vagas são limitadas.

Mais informações podem ser conferidas no próprio local, nos mesmos dias e horários. O endereço é Rua Aristides Nivoloni, 240 — Jardim Maria de Fátima.

Mais sobre o programa

O PAF contempla crianças e adolescentes entre 6 e 17 anos e os ensina, além do esporte em si, valores como ética, superação, trabalho em equipe, saúde, respeito e autoestima. As atividades estão organizadas em três fases, adequadas a cada faixa etária:

6 a 8 anos — os instrutores trabalham para promover qualidade de vida, integração e socialização por meio de jogos e brincadeiras lúdicas. A partir dos oito anos, os participantes iniciam a prática esportiva, conhecendo as diversas modalidades e suas diferenças;

11 a 17 anos — os alunos realizam treinos específicos de uma modalidade esportiva. Nessa fase, os atletas podem representar a equipe do Sesi-SP em competições estaduais e nacionais.

Como se trata de um programa com a metodologia do Sesi-SP, o cronograma de aulas esportivas é complementado por intensa programação nos finais de semana com a participação da família. Todos os profissionais envolvidos recebem capacitações e os alunos têm acesso aos materiais necessários para a prática de diferentes modalidades do esporte.