Conselho da Pessoa Idosa tem novos membros empossados

Desenvolvimento Social - Destaques

Nova presidente é Dulce Azarias, que vive na cidade há quase 50 anos e deseja mais melhorias para a terceira idade de Várzea Paulista

A nova composição do CMPI (Conselho Municipal da Pessoa Idosa) de Várzea Paulista tomou posse na manhã desta terça-feira (11), na Câmara Municipal. Na presença de autoridades municipais, os novos membros presentes foram diplomados e assinaram os termos de posse para o mandato de dois anos que começam a exercer hoje. Já oficializa, a nova composição atuará na busca de políticas públicas para as pessoas idosas e na fiscalização dos serviços voltados a essa parte da população varzina.

A nova presidente do colegiado, Dalva Azarias, 63 anos, vive na cidade há quase 50 anos e participa do Clube da Melhor Idade. Nos próximos dois anos, ela pretende buscar apoio da Prefeitura para tornar o Centro de Convivência da Pessoa Idosa cada vez melhor. “As questões de saúde também serão prioritárias, pois identificamos que é uma demanda importante. Acredito que as demais melhorias serão consequências desses itens principais”, declarou. “Tenho algumas ideias e conto com o apoio de todos”, disse a mandatária, após ser empossada oficialmente.

Terezinha Udovic, presidente por dois biênios, destacou medidas importantes nos últimos dois anos, como a criação do Fundo Municipal da Pessoa Idosa, em março de 2016, e da lei municipal que instituiu 15 de junho de cada ano como o Dia da Conscientização e Combate à Violência contra a Pessoa Idosa (junho de 2017). Antes de passar o bastão à nova mandatária, ela ressaltou, emocionada, o papel de ser membro do colegiado. “Tudo o que conseguimos no Conselho foi com muita luta. É muito bom ser conselheiro. É um pouco cansativo, mas a gente vê frutos do que fizemos em nosso trabalho”.

Para o prefeito Juvenal Rossi, também presente, momentos como a posse da nova composição são importantes para que haja comprometimento, de forma que o trabalho já feito tenha continuidade. Segundo o mandatário, o Conselho, que pode manter sua estrutura e funcionamento independentemente de quem está no poder, tem a força de reivindicar direitos do público que representa.

O gestor também destacou a importância do Fundo Municipal da Pessoa Idosa, que poderá viabilizar benfeitorias em breve. Rossi disse esperar benefícios diretos às pessoas idosas do município, com o auxílio dos novos membros, que parabenizou. “Que esse trabalho ajude a promover a saúde de vocês. É muito importante que a Prefeitura tenha parceiros nesse sentido”, declarou.

Outras autoridades municipais estiveram presentes: a gestora municipal de Desenvolvimento Social, Simone Bifani; o chefe da Casa Civil, Ernaldo Artur; e os vereadores Giba, Nil, Osmar e Robertinho.

Restante dos novos membros

Sociedade civil

Titular: Antônia Maria de Oliveira Silva

Suplente: Marly Carmo da Silva

Titular: Osvaldo Alves

Suplente: Josefa Gomes Pellini

Titular: Maria Jerônima de S. Conceição

Suplente: Angelina Aparecida Piovan Santiago

Titular: Valter Moreira Gomes Filho

Suplente: vaga não foi preenchida, mas será publicado edital em tempo previsto pelo regimento interno, para preenchimento.

Titular: Neide Strari

Suplente: Sônia Maria Faria