Prefeitura de Várzea Paulista realiza ações em prol do Meio Ambiente

Destaques

Plantio de árvores, tratamento de esgoto e Ecoponto são iniciativas que contribuem para a preservação ambiental da cidade

Nos últimos seis anos a Prefeitura de Várzea Paulista tem realizado diversas ações em prol do Meio Ambiente. Entre elas estão o plantio de árvores por toda a cidade e na Marginal do Rio Jundiaí, ampliação do volume de esgoto tratado de 2% para 94,4% e a criação do Ecoponto, que recebe gratuitamente 19 tipos de materiais de descarte.

Plantio de árvores

Desde 2014, a Unidade Gestora de Meio Ambiente, realizou uma das maiores ações de reflorestamento de sua história, ultrapassando a marca de 15 mil árvores nativas plantadas em toda a cidade.  Áreas verdes no Parque Chico Mendes, a pista de caminhada do Córrego Bertioga e a lateral direita da Avenida Marginal estão entre algumas regiões reflorestadas.

Conheça as áreas que receberam plantio de mudas:

– Marginal do Rio Jundiaí

– Área Pública – R. Florença, Jd. Itália

– Av. Fernão Dias Paes Leme (Palmeiras)

– Av. Duque de Caxias (Pau Formiga)

– Pista de Caminhada da Av. Bertioga

– Parque Chico Mendes

– Estada Velha – SP 332 (em frente à Paulifértil)

– Praça Oscar Semede – Bertioga

– Rotatória Vila Popular

– Praça Jd. Primavera – Caps

Tratamento de Esgoto

Em novembro de 2013, foi inaugurado o Sistema Integrado de Esgotamento Sanitário (SIES) Campo Limpo Paulista – Várzea Paulista com mais de R$ 115 milhões investidos pela Sapesp. O sistema é um dos mais modernos do interior paulista e inclui uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), que ampliou de 2% para 94,4% o volume de esgoto tratado em Várzea Paulista.

O investimento contribuiu com o desenvolvimento da cidade e com a despoluição do rio Jundiaí, um dos mais importantes afluentes do rio Tietê e do Córrego Bertioga.

Ecoponto

O Ecoponto é um espaço para manter a cidade limpa e prevenir o descarte incorreto de materiais. Todo cidadão tem direito de descartar até 1 m³, o que corresponde a uma caçamba de pick-up pequena de entulho, totalmente gratuito.

No local o cidadão pode descartar os seguintes materiais: pisos, blocos, cerâmica, areia, vidro, metais, pneus, louças, reboco, móveis (desmontados), plástico, madeira, pallets, pontaletes, concreto, eletrônicos, telhas de cerâmica, eletrodomésticos e um espaço exclusivo para gessos.

Mas alguns materiais não podem ser descartados no local, como: pilhas, colas, óleos, tintas, resinas, baterias, amianto, lâmpadas, lixo industrial, lixo hospitalar, lixo doméstico, materiais orgânicos e produtos químicos.

O Ecoponto fica na Rua Atroaris, número 348 – Jardim Continente e funciona de segunda a sexta-feira, das 7 às 16 horas; e aos sábados, das 8 às 13 horas. Nos dias de funcionamento, os funcionários se revezam para que o Ecoponto receba os materiais, de forma ininterrupta. O espaço só fecha aos domingos e feriados