Conheça três serviços gratuitos para preservar o meio ambiente

Meio Ambiente - Destaques

Prefeitura de Várzea Paulista oferece à população meios para contribuir com a preservação ambiental

Em celebração à Semana do Meio Ambiente, a Prefeitura de Várzea Paulista destaca três serviços gratuitos que oferece à população para preservar o Meio Ambiente, são eles: Ecoponto, Viveiro Municipal de Mudas e Coleta Seletiva. Conheça cada um deles e saiba como contribuir com a preservação de nossa cidade.

1 – Ecoponto

O Ecoponto é um espaço para manter a cidade limpa e prevenir o descarte incorreto de materiais. Todo cidadão tem direito de descartar até 1m³, o que corresponde a uma caçamba de pick-up pequena de entulho, totalmente gratuito.

No local o cidadão pode descartar os seguintes materiais: pisos, blocos, cerâmica, areia, vidro, metais, pneus, louças, reboco, móveis (desmontados), plástico, madeira, pallets, pontaletes, concreto, eletrônicos, telhas de cerâmica, eletrodomésticos e um espaço exclusivo para gessos.

Mas alguns materiais não podem ser descartado na Ecoponto: pilhas, colas, óleos, tintas, resinas, baterias, amianto, lâmpadas, lixo industrial, lixo hospitalar, lixo doméstico, materiais orgânicos e produtos químicos.

O Ecoponto fica na Rua Atroaris, número 348 – Jardim Continente e funciona de segunda a sexta-feira, das 7 às 16 horas; e aos sábados, das 8 às 13 horas. Nos dias de funcionamento, os funcionários se revezam para que o Ecoponto receba os materiais, de forma ininterrupta. O espaço só fecha aos domingos e feriados.

2 – Viveiro Municipal de Mudas

O Viveiro Municipal Mudas está localizado no Parque Ecológico Chico Mendes e distribui gratuitamente exemplares de árvores nativas para a população. Além de produzir as próprias mudas, o local também recebe espécies de compromissos ambientais. As mudas são utilizadas principalmente para reflorestamento, recuperação de áreas degradadas, cumprimento de TCRAS (Termo de Compromisso de Recuperação Ambiental) e arborização urbana, além da doação de mudas aos munícipes.

De acordo com o coordenador de Meio Ambiente Rafael Tamberlini, a equipe está apta para indicar a melhor muda para cada área. Segundo ele, as mais pedidas são as mudas para calçadas. “Nestes casos temos mudas de Ypê Amarelo, Resedá, Aroeira Salsa, Oiti, Quaresmeira, Sibipiruna, Canafistola, entre outras”, informa.

Essa orientação é importante para evitar problemas que ocorreram no passado, com o plantio de árvores de grande porte e que tiveram que ser podadas. “Conhecendo o local onde o morador deseja plantar sua árvore, podemos indicar a espécie mais adequada e prevenir problemas no futuro”, relata Tamberlini.

Doações

Os interessados devem fazer primeiramente um pedido à Unidade Gestora de Meio Ambiente, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, pelo telefone 4606-8673. É necessário o preenchimento de uma ficha cadastral, já que a árvore deve ser plantada somente dentro do município de Várzea Paulista. O limite é de uma árvore por munícipe.

O morador também receberá orientações sobre os cuidados de cultivo e qual espécie é mais indicada para cada área. Depois, é necessário retirar a muda no Viveiro Municipal. O atendimento ao público é das 9 às 16 horas, de segunda a sexta-feira. O serviço está localizado na Rua Guarujá, 276 – Jardim América II.

3 – Coleta Seletiva

A coleta seletiva de materiais recicláveis é realizada em Várzea Paulista desde 2015. O trabalho voltado à sustentabilidade está em desenvolvimento do município pela ONG Eco & Vida, em diversos bairros da cidade.

Confira os materiais recicláveis aceitos pela coleta seletiva: papel (jornais, revistas, cadernos, entre outros), metal (latas de alumínio, aço, pregos, etc.), plástico (garrafas de refrigerante, água, brinquedos, etc.), vidro e óleo de cozinha usado (deve ser colocado em uma garrafa pet) – são recolhidos e separados pela equipe da ONG. É possível agendar a retirada de materiais, basta entrar em contato com a ONG Eco e Vida, 9.9792-9680 com Tiago Gonçalves.

Confira os bairros atendidos:

Segunda a sexta-feira – a partir das 9 horas e a partir das 15 horas

Vias principais da cidade – Avenida Bertioga, Avenida Fernão Dias Paes Leme, Rua Pindaré e Avenida Pacaembu.

Segundas-feiras – a partir das 8 horas

Vila Popular, Jardim Bertioga e Residencial Aimoré.

Terças-feiras – a partir das 8 horas

Jardim Maria de Fátima (parte baixa), Jardim Cruz Alta, Jardim Mirante, Jardim Alessandra e Vila São José.

Quartas-feiras – a partir das 8 horas

Jardim Maria de Fátima (parte alta), Vila Santa Terezinha, Jardim Primavera e Jardim do Lar.

Quintas-feiras – a partir das 8 horas

Jardim Promeca, Jardim Felicidade e Residencial das Flores.