UBS Vila Popular recebe concretagem de fundação e reparos internos

Destaques

Nesta quarta-feira (29), a maior parte dos alicerces recebeu concreto; na área interna, equipe realiza reparos no revestimento

 

 

A UBS (Unidade Básica de Saúde) teve a maior parte das fundações concretada na manhã desta quarta-feira (29). A estrutura servirá de base para os 84 m² de construção que serão executados, na ampliação do prédio. A Prefeitura de Várzea Paulista gerencia os trabalhos da equipe contratada, que também realiza, na parte interna, reparos no revestimento e impermeabilização, além da reforma da cobertura. Os trabalhos vão acabar com a umidade e garantir uma cobertura mais segura.

 

Segundo o gestor municipal de Obras, Josué Santana, em todos os focos de infiltração de umidade, a equipe está realizando as manutenções necessárias para acabar com o problema. “Nesses locais impregnados de umidade, vamos fazer toda a retirada do revestimento e aplicar novos emboço e reboco (revestimento)”, explica.

 

 

De acordo com o gestor, a cobertura também já está recebendo uma ampla reforma, com troca de telhas e impermeabilização da laje.

 

O restante da fundação será concluído nos próximos dias.

 

 

Saiba mais sobre os trabalhos

 

O prédio da Unidade Básica de Saúde da Vila Popular é antigo. Construído na década 80, o prédio sofre há anos com graves problemas de infiltração, tanto na parte superior/cobertura como na parte inferior/piso. Deixando os ambientes com muita umidificação e insalubre. Outro ponto preocupante é o circuito elétrico, com fiação também bastante antiga, aumenta se os riscos de pequenos curtos-circuitos.

 

As melhorias previstas são muitas. Além dos trabalhos para acabar com a infiltração, não só na parede, mas também no piso, o pacote contempla a troca total da parte elétrica, hidráulica, louças (vasos sanitários, pias), janelas, portas, gradil, azulejos, ferragens e metais. O projeto prevê toda a reforma da cobertura da unidade, com troca total das telhas, rufos, calhas, pingadeiras e o trabalho de impermeabilização da laje com a colocação de uma manta asfáltica. Outros trabalhos a serem executados são: troca geral do piso, adequação do sistema de combate a incêndio, pintura total do prédio, instalação de para-raios e implantação do sistema de segurança interna com instalação de câmeras de monitoramento.

 

 

Ampliação

 

Mais dois consultórios médicos serão construídos, além de uma sala de acolhimento e a adequação da farmácia. Serão 84 m² de ampliação da fundação à construção. O novo prédio será interligado às demais salas de atendimento.

 

A obra é fruto de uma parceria com o Governo Federal, o valor total da obra é de R$ 439.371,97, valor que contemplará toda a reforma e a ampliação.

 

 

Atendimento

 

Desde o dia 29 de abril, as consultas médicas têm sido realizadas na UBS Jardim Bertioga (Rua Acácias Mimosas, 495 — Jardim Bertioga), que fica a 1,5 km da unidade, com distância de cinco minutos de carro e 20 minutos a pé.

Enquanto isso, o atendimento para curativos, vacinas e demais procedimentos de enfermagem está sendo feito na UBS Jardim Buriti (Rua 24 de Outubro, 105 — Jardim Buriti), a 2,4 km da Vila Popular — itinerário de 7 minutos de carro e 31 minutos a pé.