Prefeitura reajusta salário dos servidores em 4.9%

Gestão Pública - Destaques

Em sessão na última terça-feira (28) na Câmara Municipal, vereadores aprovaram reajuste para a categoria

A Prefeitura de Várzea Paulista irá reajustar o salário dos servidores públicos em 4.9%, tendo como base a inflação do período. O percentual será pago em duas vezes: 2.5% em maio e 2.4% em novembro.

Já o auxílio alimentação, benefício incorporado aos salários em 2014, foi reajustado para o valor de R$ 300, a partir de maio, o que representa um aumento real de mais de 10% em média, sendo mais relevante aos servidores que têm salários menores.

Os aposentados e pensionistas do FUSSBE também tiveram seus rendimentos reajustados pelo mesmo índice e percentual. Já, os servidores comissionados também terão os salários reajustados na mesma percentagem, entretanto, apenas em novembro.

Acumulado

A inflação acumulada entre os anos de 2013-2018 é de 42,68%, segundo o INPC, e o percentual de reajuste acumulado no salário dos servidores públicos de Várzea Paulista no mesmo período é de 40,04% somando-se a isso a incorporação do auxílio-alimentação.

Muitas cidades não estão conseguindo efetuar o reajuste

Muitas cidades não têm conseguido repassar aos seus servidores públicos o reajuste inflacionário. Um caso emblemático é o da maior e mais rica cidade do país. São Paulo, segundo a OTB, Ordem dos Trabalhadores do Brasil, que representa o sindicato da categoria, a capital congelou os salários de seus servidores há dez anos, não havendo nenhuma perspectiva de alteração desse quadro nesse ano de 2019.

Confira o reajuste dos servidores públicos de Várzea Paulista nos últimos seis anos:

2013 – Reajuste de 7%. Índice utilizado INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor). Cargos de gestor, prefeito e vice-prefeito não recebem reajuste.

2014 – Reajuste de 3% mais concessão de auxílio alimentação permanente no valor de R$ 170,00. Índice utilizado INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor). Cargos de gestor, prefeito e vice-prefeito não recebem reajuste.

2015 – Reajuste de 8,17% em três parcelas – 3% a partir de 01 de maio, 2,17% a partir de 01 de agosto e 3% a partir de 01 de setembro. Índice utilizado INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor). Cargos de gestor, prefeito e vice-prefeito não recebem reajuste.

2016 – Reajuste de 9,83% em três parcelas – 3,58% em junho, 3,25% em setembro e 3% em novembro. Aumento do Vale Alimentação nas mesmas proporções e prazos. Índice utilizado INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor). Cargos de gestor, prefeito e vice-prefeito não recebem reajuste.

2017 – Reajuste de 4,08% em duas parcelas, 2,08% a partir de 01 de maio e 2% a partir de 01 de agosto. Índice utilizado IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo). Cargos de gestor, prefeito, vice-prefeito e em comissão não recebem reajuste.

2018 – Reajuste de 2,76%. Auxílio alimentação reajustado na mesma porcentagem. Índice utilizado IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo). Cargos de gestor, prefeito, vice-prefeito e em comissão não recebem reajuste.

2019 – Reajuste de 4.9%, tendo como base a inflação do período. O percentual será pago em duas vezes: 2.5% a partir de maio e 2.4% a partir de novembro. O auxílio alimentação foi reajustado para o valor de R$ 300, a partir de maio.