Das 22h às 9h da manhã: 11 horas de trabalhos e colocação de tubulação na Fernão Dias é executada

Destaques

Trabalho detalhista começou na noite de quarta-feira (29) percorreu toda madrugada e foi até as primeiras horas desta quinta (30), instalação de tubulação foi concluída restando apenas à fase de acabamento; em razão da obra o trânsito acabou prejudicado pela manhã

Pontualmente às 22 horas dessa quarta-feira (29), os trabalhos tiveram início: técnicos de máquinas pesadas (trator, bobcat e caminhões), equipes de elétrica, drenagem e engenheiros se concentravam na Avenida Fernão Dias Paes Leme, em um ponto próximo ao Viaduto dos Emancipadores, para o trabalho de colocação de tubos. O primeiro passo foi abrir valas com profundidade de 3 metros em um espaço de 40 metros. No caminho, dezenas de obstáculos, redes elétrica, de água e telefonia. Nenhuma delas poderia ser danificada. Em muitos trechos, próximos às redes era necessário o trabalho braçal — com enxadas e pá — para ultrapassar os pontos sem causar nenhum problema. O trabalho exige atenção. Assim, foi durante toda madrugada e teve sucesso. Em seguida, 6 tubos foram colocados, totalizando 36 metros de nova rede de água de chuva, às 8h45 da manhã desta quinta-feira (30); toda a tubulação (encaixes e aterramento) foi finalizada, restando apenas a fase de acabamento junto às bocas de lobo, serviço que será concluído ainda esta semana.

Material especializado, os tubos PAED, utilizados na obra, são mais leves, com maior durabilidade e de fácil encaixe. Técnicos da Sabesp (água e esgoto) e da Vivo (telefonia) acompanharam os serviços. Nenhuma anomalia foi detectada.

O objetivo é reduzir o risco de enchentes em trecho do Córrego Pinheirinho no Jardim Satélite. A água de chuva que antes descia da Rua João Netto para o bairro, agora ganhará outro fluxo e será direcionada diretamente à jusante do córrego. A obra atende inclusive a um pedido feito pelos próprios moradores.

Moradores e comerciantes reconhecem o trabalho

Nego, proprietário de um restaurante tradicional da Avenida Fernão Dias Paes Leme, próximo ao córrego, acredita que o trabalho é importante, pois pode solucionar o problema de pessoas conhecidas que perdem seus móveis por conta dos alagamentos. A água chega até a 1,5 m de altura e às vezes também alcança seu estabelecimento.

O comerciante entende que a questão é complexa, até mesmo pela quantidade de água que chega ao local, por conta da impermeabilização do solo, e pela sujeira que as pessoas jogam no córrego, mas tem boa expectativa em relação aos efeitos que a intervenção realizada pode surtir. “Se resolver o problema, será bom para todo mundo. Eu acho válido. Eu quero que melhore. A Expectativa é boa. Algo precisa ser feito. Apesar de algumas pessoas reclamarem, a Prefeitura já fez a ação à noite e não prejudicou ninguém. Prejudicaria se isso fosse feito agora (por volta das 10h30 de quinta-feira”).

“No final do ano passado, tivemos a queda de uma parte da mureta do córrego, por conta da chuva. Fizemos reuniões na Prefeitura e o prefeito nos tinha dito que essa obra nos ajudaria em relação ao problema dos alagamentos. O que esperamos é que realmente isso nos ajude” destaca Marli Pessoto moradora na Avenida do Pinheirinho há 28 anos.

Obra percorreu a madrugada e causou transtornos no horário de pico pela manhã no trânsito

Agentes de trânsito estiveram durante todo o tempo no trecho em obra para auxiliar os motoristas. Com menor fluxo durante a madrugada, não foi registrado nenhum ponto de lentidão. Já no horário de pico, pela manhã, diversos pontos de congestionamentos foram registrados, por volta das 10h da manhã o fluxo de veículos voltou à normalidade.

Boas notícias: Recapeamento

Nos próximos 20 dias, uma grande obra será iniciada na região: o recapeamento da Avenida Duque de Caxias (à altura do posto de gasolina) sentido Centro, até a alça do Viaduto dos Emancipadores, e da Rua João Netto (via do restaurante Constantino que dá acesso à igreja Piedade).