GCM de Várzea Paulista comemora 28 anos

Destaques

Evento realizado na Câmara Municipal reuniu toda a corporação para celebrar a data

A Guarda Civil Municipal de Várzea Paulista comemorou 28 anos na última terça-feira (28). Uma cerimônia na Câmara Municipal reuniu toda a corporação para celebrar a data. O evento também contou com representantes do poder legislativo, executivo e das policias civil e militar.

O comandante da GCM Pedro Eli da Cunha, lembrou a história da corporação, que começou em 1991, com sete homens. “Tivemos muitas conquistas nestas quase três décadas de atuação. O sangue azul nos une e nos emociona. Diariamente damos nossa vida para salvar o próximo, para dar o melhor para a sociedade, esse sentimento nos regenera”, falou emocionado. Durante a celebração, o comandante também lembrou a perda recente de dois importantes membros da corporação, o GCM Cunha e o subcomandante Maretti. “Sob meu comando tivemos vitórias, mas também momentos de dor, de perdas significativas, que fazem faltas diariamente, por isso, honramos os companheiros que já partiram”, finalizou entre lágrimas.

O prefeito Juvenal Rossi destacou o quanto o trabalho da GCM é querido e importante para a cidade. “A população tem um grande carinho pelo trabalho realizado pela guarda, que a cada dia assume novos papeis perante a segurança da sociedade, deixando de apenas zelar pelos prédios públicos, mas assumindo também o poder de polícia”, contou.

O delegado de polícia civil Marcel Fehr ressaltou o quanto se sente entre amigos e companheiros de trabalho. “Já são muitos trabalhos realizados em parceria, somos corporações co-irmãs”, afirmou. “Os índices de criminalidade da cidade tem caído a cada ano e o trabalho da GCM está diretamente ligado a essa conquista”, disse Fehr.

Para o presidente da Câmara Guilherme Zafani, os Guardas Civis Municipais merecem toda a admiração. “Diariamente essa corporação sai de casa em defesa da população, mas carregando sua família no peito. Esse é um trabalho que deve ser honrado todos os dias”, afirmou. O chefe da Casa Civil, Ernaldo Artur, agradeceu a dedicação diária da corporação. “Me coloco à disposição destes 86 homens e 18 mulheres que formam a nossa corporação e que com honra escolheram ter o sangue azul”, finalizou.

Homenagem

A corporação foi homenageada com um vídeo, apresentando parte da equipe e celebrando a importância da Guarda em suas vidas. Equipes foram homenageadas com insígnias comemorativas e novas boinas.

Atualmente a Guarda Civil Municipal de Várzea Paulista é formada por uma corporação de 104 pessoas. O grupo possui oito viaturas e duas motos.