Alunos vencedores da Semana D de Combate à Dengue visitam museu

Educação - Destaques

140 crianças da Rede Municipal de Ensino conheceram o museu interativo Catavento Cultural e Educacional, em São Paulo

 

Na última quinta-feira (23), os 140 alunos da Rede Municipal de Ensino, vencedores da Semana D de Combate à Dengue, visitaram o museu interativo Catavento Cultural e Educacional, em São Paulo.

 

Este é o quarto ano em que o projeto – uma parceria entre as Unidades Gestoras de Saúde e Educação é desenvolvido na cidade e, de acordo com o coordenador do setor de Controle de Zoonoses, Eder Carmanini, sempre apresenta bons resultados. “A atividade é desenvolvida em meses críticos da proliferação do mosquito. Por isso é tão importante trabalhar esse tema com as crianças”, relata. 

 

 

Entre os vencedores, estão os alunos da etapa 2, da Cemeb Jovino Cosme Ubaldo, no Jardim Diana. O trabalho realizado pela professora Cristiane Perobeli (ao centro, na imagem acima), que de maneira lúdica, transformou os estudantes em detetives – com direito a lupas e lanternas, e assim, os pequenos realizaram uma verdadeira caçada contra o mosquito Aedes Aegypti. “Também montamos armadilhas pela escola, para que as crianças pudessem fazer sua investigação. Algo que instruímos, que repetissem em casa, com a ajuda dos pais”, falou a professora.

 

A diretora da Cemeb, Edilene Genoveva Barbosa Affonso (à direita, na próxima foto), ressalta que este é o segundo ano que a escola está entre as vencedoras. “Toda a equipe se envolveu na iniciativa e além dos alunos conquistarem o passeio, também levaram para suas famílias esse importante aprendizado”, afirma.

 

O pequeno Bryan Gandaro Siqueira, de apenas 5 anos (foto abaixo), que teve o desenho selecionado, aproveitou o passeio no museu com os amigos. “Gostei dos espelhos e das bolhas”, disse tímido. A diretora contou que o passeio também se tornou assunto entre os pais. “Muitos comentaram como as crianças chegaram animadas e cheias de histórias”, conclui Edilene. 

 

 

 

Sobre o projeto

 

Desde o início de abril, o projeto intersetorial contempla atividades em sala de aula, como pesquisa e até mesmo uma observação preventiva nas instalações escolares. Também foi realizada a entrega de panfletos de conscientização sobre o combate ao Aedes aegypti, a todos os Alunos matriculados. O objetivo foi levar os conhecimentos às suas famílias e sensibilizar os estudantes sobre a importância do combate ao mosquito Aedes aegypti, que causa dengue, zika vírus e chikungunya.

 

 

 

 

Confira os vencedores:

 

Educação Infantil

 

Cemeb Armindo Francisco de Oliveira 

Aluna: Alexya Victória Correa Camilio – Etapa II

 

Cemeb Jovino Cosme Ubaldo

Aluno: Bryan Gandaro Siqueira – Etapa II

 

Cemeb Juvenal Candido da Silva

Aluno: Isaac Alexander Condore Limachi – Etapa II

 

 

 

Ensino Fundamental

 

Cemeb Professor Carlos de Almeida

Aluna: Ana Clara da Silva Santos – 3º ano C 

 

Cemeb Prefeito João Aprillanti

Aluna: Isabelly Eduarda da Silva Medori – 5º ano A 

 

Cemeb São Miguel Arcanjo

Aluna: Gabriela Macedo da Silva – 5º ano A