Várzea Paulista celebra 14º Encontro de Companhia Santo Reis

Destaques

Evento será realizado nos dias 8 e 9 de junho, no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU)

A folia de Santos Reis é uma manifestação cultural popular-religiosa de matriz europeia, que é celebrada em todo o país. As apresentações representam o sincretismo religioso, simulando a vinda do Messias.

Em seu primórdio, realizado principalmente na Espanha e Portugal, as companhias faziam visitas às casas, cantando e louvando o nascimento de Jesus. Os encontros começavam antes do Natal e se estendiam até o dia 06 de janeiro, conta o coordenador de patrimônio, Vinícius Rocha.

Já as companhias, são os grupos formados por embaixadores – conhecido como mestre – contra-mestre, palhaços, marungo, bastião, cantores e músicos. O símbolo de cada companhia é a bandeira, chamada de estandarte. Cada grupo tem suas superstições e tradições.

De acordo com o diretor de Cultura e Turismo, José Moreyra, os encontros são uma maneira de resguardar as tradições e atrair o público jovem. “É um momento importante de manutenção da cultura popular, que para muitos traz uma forte memória afetiva”, explica.

Tradição Varzina

O Encontro de Companhia Santo Reis é realizado em Várzea Paulista desde 2005 e reúne centenas de pessoas todos os anos para apreciar as companhias que se apresentam no evento, inclusive de outras cidades.

Este ano, o evento será realizado nos dias 8 e 9 de junho. No sábado (08), o encontro acontece das 15 às 22 horas e terá a presença de duplas e cantores sertanejos da região. No domingo (09), a abertura será realizada com um missa campal, às 8h30, seguida pelas apresentações das companhias, que devem prosseguir por toda a tarde, até às 17 horas. O evento será encerrado com uma apresentação musical.

Para a coordenadora de eventos, Solange Gonçalves, o Encontro já tem um público cativo. “Nosso encontro é o maior da região e todos os anos conta com a presença de representantes de outras cidades. Já temos um público fiel, que aprecia essa tradição cultural”, relata.

Todas as apresentações serão realizadas no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), localizado na Rua João Póvoa, s/n – Jd. do Lar. O encontro também contará com Praça de Alimentação, com barracas de comidas típicas de várias regiões.

O 14º Encontro de Companhia Santo Reis é realizado pela Companhia de Santos Reis Luz Divina, de Várzea Paulista e conta com o apoio do Conselho de Cultura e da Unidade Gestora de Cultura.