Prefeitura autoriza apenas reajuste da inflação nas tarifas do transporte entre bairros

Trânsito - Destaques

Valor do serviço é o menor entre as cidades do Aglomerado Urbano de Jundiaí e não sofria reajuste desde agosto de 2017

A Prefeitura de Várzea Paulista autorizou, via decreto do prefeito Juvenal Rossi assinado quinta-feira (16), o reajuste da tarifa do transporte público entre bairros que passou de R$ 3,49 para R$ 3,99, a partir desse domingo (19). A medida se deve ao baixo número de passageiros transportados com o serviço atual e a correção das perdas inflacionárias no período. O valor anterior ao reajuste era o mesmo desde a implantação do novo contrato para essa modalidade de transporte, em 2017.

Negociação acontecia desde o ano passado

Em agosto de 2017, a empresa Viação Sumaré assumiu o transporte coletivo municipal de Várzea Paulista. O serviço trouxe diversas melhorias para os passageiros, como viagens mais curtas e rápidas, maior número de ônibus, frota nova, 19 bairros atendidos e três linhas que circulam por toda a cidade.

O reajuste autorizado na semana passada é o resultado de uma negociação entre a Prefeitura e a transportadora que vem ocorrendo desde outubro de 2018. Num primeiro momento, a solicitação da empresa Rápido Sumaré foi de reajustar o valor para R$7,75, o que foi de imediato negado pelo prefeito Juvenal Rossi. A segunda proposta elevaria o valor da passagem para R$4,50, o que também não foi aceito pela administração municipal, chegando-se finalmente à correção do valor segundo a inflação de agosto de 2017 a Abril de 2019, garantindo assim o mínimo possível de acréscimo no valor do serviço prestado pela empresa. Além, da correção natural das perdas inflacionárias do período, a preocupação da administração é de manter de maneira sustentável o serviço, que vem recebendo elogios da população.

Menor valor no Aglomerado Urbano de Jundiaí

Com sua tarifa a R$3,99, Várzea Paulista tem o transporte público municipal mais barato entre as cidades que compõem o Aglomerado Urbano de Jundiaí. Em Campo Limpo Paulista, por exemplo, a tarifa é de R$4,70 e em Jundiaí, o preço varia entre R$4,20 e R$4,60.